Arquidiocese

09.Abr - Orientações Pastorais | Abertura das Igrejas em Passo Fundo
Orientações Pastorais | Abertura das Igrejas em Passo Fundo

Em função da Celebração da Páscoa, o prefeito municipal de Passo Fundo, Luciano Azevedo, permitiu a abertura das igrejas da cidade para visitações e orações individuais até o domingo, 12 de abril. Diante disso, a Arquidiocese de Passo Fundo, através do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, envia aos párocos do município e, também, à comunidade um ofício de orientações pastorais. Apesar da possibilidade da abertura dos prédios, a Arquidiocese incentiva as pessoas a saírem de casa só quando necessário. Leia na íntegra:

ORIENTAÇÕES PASTORAIS
Em tempo de COVID -19

Na entrevista coletiva de hoje, 09 de abril de 2020, o prefeito municipal de Passo Fundo, Sr. Luciano Azevedo, permitiu que se abrisse as igrejas (os prédios), até domingo de Páscoa, dia 12 de abril de 2020. Porém não podem ser celebradas missas, celebrações da palavra e outras formas comunitárias de oração que gerem aglomeração de pessoas.

Diante disso, pode-se abrir as igrejas no município de Passo Fundo, para visitas individuais, mas evitando aglomeração de pessoas.

RECOMENDAMOS:

1. Não expor o Senhor Morto na Sexta-feira Santa para evitar os toques.
2. Sugiro colocar um crucifixo com o crucificado, mas não permitir que as pessoas toquem na cruz, colocando algum limitador. Sugiro colocar a frase: “Quando eu for elevado da terra da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).
3. As celebrações do Tríduo Pascal devem ser celebradas, de forma privada, com as portas das igrejas fechadas.
4. Seguir todas as normas de distanciamento entre as pessoas e de higiene emanadas dos órgãos competentes.
5. Mesmo que seja permitido abrir as portas das igrejas, incentivamos as pessoas a saírem de casa só quando necessário.

OBS: As Paróquias da Arquidiocese situadas nos outros 46 municípios sigam as orientações municipais.

Passo Fundo, 09 de abril de 2020
Uma Santa e abençoada Páscoa!

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo