Arquidiocese

01.Ago - Mês Vocacional: “amados e chamados por Deus”
Mês Vocacional: “amados e chamados por Deus”

Celebrar as vocações é, para a Igreja, um dos propósitos do mês de agosto, conhecido, desde 1981, como o Mês Vocacional. Período para refletir, celebrar e estimular o despertar das vocações especialmente entre os jovens, o Mês Vocacional – instituído pela CNBB – tem o objetivo, também, de conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Assim, a proposta é de que, a cada domingo, a Igreja do Brasil reze por cada uma das vocações celebrando, assim, os dias do padre, da família, dos religiosos, dos leigos e dos catequistas.

“Amados e chamados por Deus”
Mais do que recordar, o Mês de Agosto propõe a reflexão sobre a vocação sacerdotal, familiar, religiosa, leiga e, ainda, sobre o papel do catequista no processo de evangelização a fim de criar uma cultura vocacional na juventude e nas comunidades católicas. Neste ano, o tema - “Amados e chamados por Deus” - e lema - “És precioso aos meus olhos... Eu te amo” (Is 43, 4) –  orientam as reflexões e celebrações em todas as paróquias.

Rezar, falar, viver
Para o padre Érico Martins, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese – o mês de agosto é o momento de intensificar as reflexões a respeito das vocações. “O Serviço de Animação Vocacional é composto por todas as vocações e, para este ano, temos várias atividades programadas e, por isso, queremos convidar a todos para ficarem atentos e participarem conosco – mesmo que essas atividades sejam on-line”, coloca o padre. “Todos nós somos convidados a promover as vocações na Igreja. Lembremos do que o papa Francisco nos pede: ‘rezai em primeiro lugar pelas vocações.’ Vamos rezando, todos os dias, por todas as vocações, porque aos olhos de Deus todas elas são importantes”, acrescenta.

O padre também destaca a importância de falar bem das vocações e de fazer o convite para as comunidades. “Falar bem do padre da sua comunidade, do trabalho dos religiosos e religiosas, das famílias, das pessoas que atuam nas comunidades desenvolvendo sua vocação a partir dos serviços e ministérios na Igreja. E, por fim, é importante convidar as pessoas: Jesus sempre convidava as pessoas e muitas delas deixavam tudo para segui-lo. Todos nós, como discípulos missionários, somos convidados a fazer novos discípulos para o Reino do Senhor. Muitos vão dizer “sim” e caminhar conosco na construção da fraternidade”, destaca.

Além do convite às pessoas e de dar o testemunho das vocações, padre Érico destaca, também, o quanto é importante viver, de fato, a sua vocação. “Que neste Mês vocacional a gente possa viver com intensidade a nossa vocação. Mas, também, que possa ser assim todos os outros dias porque a vocação é um chamado de Deus e uma resposta generosa do ser humano”, conclui o padre.

A cada final de semana
Tradicionalmente, no primeiro domingo, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família e o Dia dos Pais; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos. Quando agosto tem cinco domingos, como é o caso de 2020, o último final de semana é dedicado aos catequistas de forma especial.

SEMANA DOS MINISTROS ORDENADOS [02 a 08 de agosto]:
Dia 02/08 | Missa Vocacional transmitida pela página do SAV de abertura do Mês Vocacional
Dia 03/08 | Motivação Vocacional do Diác. Moisés Geremia
Dia 04/08 | Dia do Padre – São João Maria Vianney
Dia 05/08 | Motivação Vocacional – Pe. Mateus Danielli.
Dia 06/08 | Motivação Vocacional – Pe. René (Oblato).
Dia 07/08 | Testemunho Vocacional de Dom Rodolfo.
Dia 08/08 | Imagem Vocacional com o Papa Francisco.

SEMANA DA FAMÍLIA [09 a 15 de agosto]
Lançamento da atividade “Minha família reza pelas Vocações”. Motivar as famílias da Arquidiocese a organizar um espaço de oração em suas casas e rezar pelas vocações, em especial, pelas famílias que são os berços de todas as vocações. Motivar, também, o envio de fotos fotos e pequenos vídeos para serem publicados na Página e Instagram do SAV. Marcar #CadaComunidadeUmaNovaVocação

SEMANA DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA [16 a 22 de agosto]
Primeira Semana Nacional da Vida Religiosa Consagrada
Motivação Vocacional – congregações da Arquidiocese

SEMANA DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS [23 a 28 de agosto]
Testemunhos vocacionais de pessoas que participam de pastorais, movimentos e serviços

SEMANA DOS/AS CATEQUISTAS [29 a 3 de setembro]
Dia 29/08 | Motivação Vocacional Mirte Santina – coordenadora Arquidiocesana
Dia 30/08 | Vídeo sobre os catequisandos estão aprofundando a fé em tempos de pandemia

TERÇO VOCACIONAL
Toda terça-feira, os seminaristas transmitirão o terço vocacional, pela fanpage do Serviço de Animação Vocacional, às 20h.

Sammara Garbelotto