Arquidiocese

19.Set - Mais que uma ajuda, um gesto de amor
Mais que uma ajuda, um gesto de amor

Desde 1944 atendendo idosos, a Fundação Beneficente Lucas Araújo mantém a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII. Com capacidade para atender até 65 idosos, hoje conta com quase 60. Para manter o desenvolvimento das atividades, a manutenção da estrutura física e de funcionários, a entidade conta com uma soma de esforços e, com esse foco, lançou, na manhã desta quarta-feira, 18, a campanha “Apadrinhar é um gesto de amor”. O objetivo é o apadrinhamento dos idosos de maneira geral, reunindo recursos e fortalecendo vínculos com a comunidade.

A Campanha é simples: com o preenchimento de um formulário, disponível tanto na ILPI quanto no setor administrativo junto ao Lar da Menina Pe. Paulo Farina, os interessados podem apadrinhas os idosos atendidos pela entidade. Não há a adoção específica de um idoso, mas sim, dos idosos como um todo. O valor mínimo sugerido pela direção é de R$ 50, o que não impede que a comunidade possa doar valores inferiores.

Luiz Costella, diretor da Fundação, explica que o objetivo da Campanha é criar mais uma possibilidade de recursos, uma vez que, com esforços próprios, apoio público e projetos, os valores ainda são insuficientes para atender a demanda. “O envelhecimento humano é uma realidade mundial. Dados estatísticos apontam que, em poucos anos, teremos mais idosos do que jovens no mundo. Esses números apontam para outra realidade: a necessidade de mais espaços para acolhimento. Hoje, a ajuda do município chega a 18%, a contribuição do idoso ou da família atinge 25%, com a comunidade, temos mais 6%, o que nos auxilia em 49% do que precisamos. Os outros 51%, temos que buscar, sem deixar de manter a qualidade do atendimento”, esclarece, lembrando que a Fundação conta com recursos próprios oriundos dos aluguéis dos patrimônios, além de parcerias, projetos e ações próprias. Ainda segundo Costella, a ideia, a partir do apadrinhamento, é aproximar a comunidade dos idosos, fortalecendo vínculos, interagindo e promovendo ações em que padrinhos e afilhados possam trocar afeto.

A complexidade do trabalho desenvolvido é um dos fatores que gera um alto custo de manutenção. Para atender os quase 60 idosos que vivem na ILPI, a entidade conta com profissionais de diversas áreas como nutrição, enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia e psicologia. Além disso, várias equipes cuidam da produção dos alimentos, higienização, lavagem de roupas e manutenção da estrutura. Segundo a coordenadora da ILPI, Irmã Carmela Casanova, a dedicação é de 24 horas por dia, uma casa que não para nunca. “Trabalhamos em muitos turnos e com muitas mãos. 24 horas por dia. É um trabalho compensador, mas que nos desafia muito. Temos um compromisso de cuidar deles com qualidade, atenção e dedicaç&atild e;o e, com a ajuda da comunidade, podemos seguir fazendo o nosso melhor”, pontuou.

A ILPI conta com dois setores, comportando idosos com graus diferentes de dependência, partindo dos mais autônomos, até aqueles que necessitam de ajuda para todas as atividades. Segundo Costella, a entidade é a única do município que atende apenas o público oriundo da assistência social.

Como participar?
Para participar da campanha, é necessário o preenchimento do formulário e a escolha da forma de contribuição. Os cadastros podem ser feitos no setor administrativo, na Avenida Presidente Vargas, 317, junto ao Lar da Menina, ou então, na ILPI, na Rua Daltro Filho, 594. A escolha do nome da campanha, feita pela equipe, se justifica pelo objetivo: muitas pessoas não têm tempo para colaborar fisicamente, mas podem ajudar com algum valor. Para a equipe, esse valor pode se transformar em um gesto de amor.

Informações: Comunicação | Fundação Lucas Araújo