Arquidiocese

12.Jan - Justiça Restaurativa oferece cursos online para todo o Brasil
Justiça Restaurativa oferece cursos online para todo o Brasil

Na última sexta-feira, 07, o Centro Arquidiocesano de Pastoral recebeu a visita dos representantes nacionais da Pastoral Carcerária, junto deles estava a Assessora Nacional da Justiça Restaurativa, Vera Lucia Dalzotto, que falou um pouco sobre os trabalhos da Justiça Restaurativa no Brasil nos últimos anos.

Segundo ela, durante a pandemia um dos grandes braços da Pastoral Carcerária foi a Justiça restaurativa, que diante da necessidade da multiplicação do trabalho da pastoral, montou uma equipe que criou um círculo de apoio e escuta para egressos do sistema prisional e agentes da Pastoral Carcerária.

“Atendemos em 2020 cerca de 292 agentes da Pastoral Carcerária, então fomos atrás de um curso através de uma entidade, a Moinho de Paz, que passou a oferecer os cursos online “Facilitadores das Práticas Restaurativas Circulares””, disse ela.

A partir disso, o curso passou a ser oferecido dentro da Pastoral Carcerária, em dois anos foram realizados 16 cursos online, reunindo 1121 agentes de pastoral, destes, cerca de 600 pessoas já estão qualificadas como Facilitadores das Práticas Restaurativas Circulares.

Vera destaca que durante o ano de 2020 e 2021 o foco dos cursos foi na forma online, mas com a liberação das autoridades foi possível realizar em novembro um curso presencial com a participação de 14 mulheres sobreviventes do sistema prisional, em São Paulo.

“Isso tem sido uma alavanca muito positiva, tanto para a gente que oferece, participa e ministra os cursos, quanto para quem faz os cursos. Tudo que a gente faz é pela promoção da dignidade do ser humano, e é um convite de Jesus, não fazemos nada de sobrenatural além de colocar em prática de fato aquilo que Jesus nos convida a viver”, finalizou.

Amanda Nascimento