Arquidiocese

09.Mar - Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã: um sonho de muitos
Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã:  um sonho de muitos

Uma proposta construída a partir de muitas mãos, a Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã acontece no próximo domingo, 15 de março, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida e vai reunir os catequistas da Arquidiocese para momentos de reflexão e formação em torno da temática da IVC. A atividade, que tem como tema Jesus Cristo, caminho da Vida Cristãinicia às 9h e se encerra às 15h, com a Missa de Abertura do Ano Catequético de 2020.

Construção coletiva
A proposta surgiu ainda em 2017, com a II Jornada Estadual de Catequese. Lá, a Arquidiocese alimentou o sonho da sua própria Jornada Catequética, com o objetivo de animar a vida e a missão dos catequistas e, assim, aprofundar o processo de Iniciação à Vida Cristã. Pouco a pouco a proposta foi concretizada e, desde 2018 – quando a ideia foi aprovada – a expectativa é grande em torno do evento. A programação começou a ser pensada e discutida em abril de 2019, buscando considerar o que já é vivenciado nas paróquias e o que é preciso avançar – especialmente em relação à IVC.

Programação voltada à reflexão
O encontro vem sendo preparado a partir das sugestões e reflexões de toda a equipe envolvida que, mensalmente, se reuniu e aprovou as ideias que foram surgindo. A programação, já definida, está construída a partir de três catequeses sobre o Querigma, momentos de reflexão, Leitura Orante da Bíblia e, ainda, a Missa de Encerramento.

A equipe de preparação destaca, de forma coletiva, a importância de construir caminhos em união e com o pensamento de crescer e evoluir. "Como é bom sentir que não se está caminhando sozinho. A IVC é um processo comunitário. Nele constata-se que muitas pessoas caminham junto, buscando aprofundar conhecimentos, experiências e vivências, para anunciar a Boa Nova à tantas crianças, adolescentes e adultos. Este é o mês da Jornada e ela é um dia especial para reavivar a pertença à Mãe Igreja, que faz sentir enviados(as) por ela, para ir ao encontro do outro(a), em Seu nome".

Jornada que produz frutos
Também, a equipe destaca que esta é uma oportunidade de a Arquidiocese voltar os olhos ao que é essencial: a mensagem de Jesus Cristo. "Uma oportunidade de a grande família arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética alimentar a fé, o ânimo, o entusiasmo, a motivação e o amor evangelizador de anunciar Jesus Cristo, fortalecendo a comunhão eclesial", complementa.

Além do tema, a programação será guiada pelo lema "Não podemos calar o que vimos e ouvimos, o que nossas mãos tocaram da Palavra de vida"(cf.1 Jo 1,1). A proposta da equipe é que, pouco a pouco, se possa criar uma cultura da IVC na Arquidiocese e que a Jornada seja um encontro capaz de produzir frutos nas comunidades. "Percebemos que o processo foi construído em bases sólidas, fundamentado na Palavra de Deus, no silêncio, na escuta, na meditação, na interiorização", destaca a equipe. "Este caminho espiritual será trilhado também no pós-Jornada. O coração se aquece, motivado pela realização do Querigma, anúncio de Jesus Cristo, caminho da vida cristã às pessoas que vivem à sua margem. Com certeza, muitos “SIM” ao chamado marcarão esse dia de graças e bênçãos", conclui.

Sammara Garbelotto