Arquidiocese

22.Mai - Fundação Lucas Araújo: 90 anos de dedicação, carinho e cuidado

Em 2018, a Fundação Beneficente Lucas Araújo completa 90 anos de atividades voltadas para crianças, idosos e adolescentes. Superando desafios e adversidades, a entidade celebra as conquistas, o crescimento e o apoio da comunidade ao longo dos anos, enfatizando o slogan que guia as ações: “Acreditamos em um futuro melhor”.

História e envolvimento com a comunidade

Tudo começou em 1915, quando o Tenente Coronel Lucas José de Araújo doou em testamento suas terras para a primeira entidade que criasse um local para crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade de Passo Fundo. Em 1924 um grupo de senhoras intitulado “Damas de Caridade” topou o desafio, criaram o asilo e, em 1928, os estatutos da entidade foram aprovados, marcando, assim, o início desta entidade. Hoje, a Fundação abrange o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, as Instituições de Longa Permanência (ILP) São José e João XXIII e as escolas de Educação Infantil João Bosco e Menino Deus.

Em 1957, a Arquidiocese de Passo Fundo nomeou o Pe. Paulo Augusto Farina como superintendente da Fundação. Desde então, ele tem atuado junto aos atendidos. Hoje atuando como superintendente emérito, ele continua realizando diversas atividades, celebrando missas e conversando com crianças e idosos. Para Farina, mais do que uma atividade, a Fundação é a sua missão. “São muitos anos trabalhando com crianças, adolescentes e idosos aqui da Fundação. São tantas histórias ao longo desse caminho que nem temos como contar. Fui abençoado quando me designaram para fazer este trabalho, pois aqui coloquei em prática minha vocação”, destaca.

Entidade consolidada

Diariamente a Fundação atende mais de 300 pessoas, além de contar com mais de 100 funcionários para a realização dos trabalhos. Um desafio diário para encontrar os meios necessários para oferecer um atendimento de qualidade. Para o diretor, Luiz Costella, a Fundação é hoje uma entidade consolidada e reconhecida pela sociedade, o que faz com que a celebração dos 90 anos seja também um acontecimento motivador para os próximos anos. “São centenas de pessoas que necessitam do trabalho desenvolvido aqui. Temos ainda muitos desafios. Somos uma entidade beneficente e, por isso, precisamos diariamente superar a questão financeira, mas seguimos acreditando em um futuro melhor e na capacidade das pessoas em enxergar o bem que fazemos. Queremos mais 90 anos e estamos trabalhando para isso”, disse.

Costella lembra que a Fundação conta ainda, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, com a Creche Noturna, que atende crianças a partir das 19h, visando oferecer aos pais que trabalham à noite um espaço para deixarem seus filhos.

Ciclos e esperanças

Ao longo dessas nove décadas, muitas histórias passaram e passam pela Fundação. Uma delas é a da Jaqueline Volski Campos. Desde pequena atendida no Lar da Menina, Jaqueline é hoje uma das funcionárias da entidade por meio do projeto Menor Aprendiz. Para ela, uma experiência que ajuda na sua formação humana e profissional. “Eu me sinto muito feliz trabalhando nesse lugar onde tenho tantas lembranças boas. O contato com os funcionários, hoje de maneira diferente, com atividades voltadas à minha formação profissional, me ajuda a ser uma pessoa melhor e me abre os olhos para aquilo que quero fazer no futuro”, declara.

Durante todo o ano, diversas ações serão realizadas para celebrar o aniversário, envolvendo a comunidade interna e externa.

Texto: Carol Simor | Fundação Lucas Araújo