Arquidiocese

07.Dez - Escolhido para vivenciar o amor: Saulo Tonini se prepara para ordenação presbiteral

“O Deus que me enviou, me quis, me consagrou para anunciar o seu amor”. Este é o lema vocacional do diácono Saulo Tonini que, neste sábado, 08, será ordenado padre, em União da Serra. Depois de um ano vivenciando a experiência diaconal na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho, Saulo se prepara para dar mais um passo em sua caminhada vocacional e quer, através do seu lema e de seu ministério, mostrar o seu desejo de colocar, em seu dia-a-dia e na rotina das comunidades, a prática do amor divino.

Desejo de alcançar Deus
O jovem, que será o segundo a ser ordenado padre neste ano - ao lado de Érico Martins - viu a vocação surgir em meio às dificuldades e sofrimentos da vida. Pouco a pouco, essas situações foram se transformando em momentos intensos de oração e amor a Jesus. Convidado para seguir o caminho sacerdotal pelo padre Osmar Burille, pároco em União da Serra, Saulo deu mais um passo importante em sua vocação e vivenciará, agora o presbitério. “O caminho com Jesus é permeado de alegrias e também de sofrimentos”, inicia o jovem que acrescenta que, apesar das dificuldades, angústias e dúvidas, prevalecem as alegrias. “Cristo não deseja o sofrimento, contudo, neste mundo em que vivemos, caminhar se torna um desafio perene e os que perseveram chegam ao convívio com o Senhor”, complementa. “É isto que que desejo para minha ordenação: estar na presença do Senhor, ouvi-lo, obedecê-lo e confiar no seu Projeto de Salvação”.

Presença
Saulo, em seu presbitério, deseja ser sinal de Deus junto às comunidades. “Como futuro padre, percebo as realidades sociais de nossos paroquianos - as dificuldades e dúvidas que possuem. Nestes momentos, desejo marcar presença constante a fim de não permitir que o rebanho que perca”, ressalta e destaca, também, que a experiência como diácono possibilitou um crescimento diário e intenso. “Estar com o povo é um caminho muito belo e também de discernimento sobre o Projeto de Jesus Cristo. As diversas frentes que assumi no diaconato me proporcionaram um crescimento constante e não obstante reflexivo sobre o dia a dia de um ambiente que está permeado por voluntários engajados na realização das propostas da Igreja”, recorda o jovem que se envolveu com a catequese, grupos de jovens, encomendações, terços realizados, celebrações, bênçãos e visitas às famílias. “Tudo isso desenvolveu em mim a experiência que é necessária a todo o diácono que deseja seguir Jesus Cristo. Em verdade, este é o começo de um caminho de vida que terá suas oscilações, mas com orações e amor torna-se belo e inspirador”, completa.

Vivência do amor
E é este amor que é a inspiração para a vocação de Saulo. “A todos Deus acolhe como filhos e ama de forma indistinta. Anunciar seu amor é tarefa de todos e, de forma especial, a mim que nos caminhos da Igreja busco lançá-lo em todos os corações que desejam acolhê-lo. É uma tarefa que realizo com carinho e esperança, pois acredito que o amor jamais passará e porque jamais passará eu o desejo em meu coração e na vida de todas as pessoas”.

Juventude que crê
Também, além do amor, Saulo deseja estar ligado aos jovens. Como presbítero, Saulo quer buscar encorajar àqueles que ainda não responderam o chamado ou que sentem medo ao pensar em sua vocação. “Deus ama profundamente os jovens. Digo para que tenham coragem porque o Senhor está ao seu lado a todos os instantes de suas vidas. Sejam felizes em suas escolhas, e se tiverem que retomar o caminho, sigam em frente. Não temam, pois a Virgem Maria, vossa Mãe, está vigilante para que jamais desanimeis e quando caís ela estará pronta a erguê-los. Rezo por vocês e peço a Deus que os acompanhe sempre. Bênçãos e que a paz esteja com vocês”, conclui.

A ordenação acontece neste sábado, 08, em União da Serra, às 10h. Depois de ordenado, o jovem vai seguir atuando na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho.

Sammara Garbelotto