Arquidiocese

08.Mai - Encontro de secretárias paroquiais estimula a formação e a espiritualidade

A Casa de Retiros da Arquidiocese de Passo Fundo acolheu, durante esta segunda-feira,  07, as secretárias paroquiais das 53 paróquias abrangidas pela Arquidiocese para momentos de formação, espiritualidade e partilha. O encontro, que acontece desde o ano passado, é o momento de garantir a unidade no atendimento e, ainda, de compreender mais intensamente o serviço da secretaria paroquial.

Espiritualidade

Orientada pelo vigário geral, padre Fábio de Morais e pelo arcebispo, dom Rodolfo Luís Weber, a espiritualidade que deu início ao dia foi baseada no trecho do evangelho que apresenta a figura da videira verdadeira. Centrando a reflexão na proposta de que cada ramo, ainda que diferente, faz parte da mesma árvore, dom Rodolfo colocou a importância da comunhão. “Se cada paróquia fosse isolada, uma igreja em particular ou uma religião, não precisaríamos deste encontro. Não teria sentido, porque, afinal, beberíamos de fontes diferentes”, iniciou. “Como somos parte da Igreja Católica e exercemos uma função, não podemos fazer o que queremos e como queremos. Temos que nos manter unidos na fonte. A Igreja luta para manter a unidade e não é tarefa fácil. É preciso colocar-se em comunhão. Fazemos trabalho em lugares diferentes, mas temos a unidade. Portanto, este encontro reforça nossa comunhão como Arquidiocese nessa missão que têm as secretárias paroquiais”, enfatizou.

Veja mais fotos aqui

Formação

Para dom Rodolfo, quando a unidade acontece e o trabalho – organizativo e pastoral – funciona dentro da comunhão, é a comunidade que se fortalece. “Quem ganha com isso é a missão maior da Igreja: evangelizar. E a evangelização, muitas vezes, começa na secretaria paroquial”, complementou. Sua fala foi reforçada pela Irmã Rosa, parte da Congregação de Notre Dame, que, através de trabalhos em grupo, colocou questões importantes para o trabalho das secretárias – desde a forma como receber a comunidade até o relacionamento com o padre e a organização do espaço - e trabalhou, ainda, sobre a importância da secretária, sua missão e função na paróquia. Além disso, questões administrativas – de recursos humanos, sistema operacional e contabilidade – foram abordadas para orientação das secretárias.

A proposta é de que o encontro - que foi avaliado como positivo e oportunidade de crescimento - aconteça anualmente buscando a atualização das secretárias e a constante reflexão sobre a sua tarefa.

Sammara Garbelotto