Arquidiocese

20.Mar - Encontro de gerações

O conceito de radical tem várias interpretações ao longo da vida. Do primeiro passo dado por uma criança, até uma grande aventura depois da maturidade, a palavra vai ganhando contornos diferentes. Pensando nessa troca de vivências, a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII, da Fundação Beneficente Lucas Araújo, recebeu o projeto Skate com Vovôs. Promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria da Juventude, o encontro ocorreu no domingo, 18 de março, na entidade.

Troca de experiências

A atividade foi desenvolvida em forma de campeonato e, para isso, dezenas de jovens skatistas foram convidados a participar. Juntamente com membros técnicos, os idosos foram chamados para serem jurados. A cada nota, além da avaliação, uma mensagem de estímulo era lida. De acordo com Luiz Costella, diretor da Fundação, a iniciativa deixou os idosos bastante felizes, além de contribuir para as ações que já são desenvolvidas pela coordenação da ILPI. “Nosso compromisso é com o bem-estar dos idosos e, por isso, desenvolvemos diversas atividades. Esse evento, além de proporcionar a troca de experiências, também aproxima o idoso da comunidade e faz ele se sentir ativo, participando como jurado, dando sua opinião, mostrando que pode contribuir”, pontuou.

Aprendizagem e aproximação

Para o titular da Coordenadoria da Juventude, Michel Schwalbert Oliveira, o momento foi bastante especial e de aprendizagem para todos os envolvidos. “O objetivo do projeto é troca experiências e aproximar os jovens dos idosos. Eles não são avaliados somente pela apresentação no skate, mas também pela forma como se apresentam para os jurados, a educação e atenção com os idosos. A nossa ideia é promover o carinho, a solidariedade e o amor entre as gerações”, afirmou.

Além do campeonato, a programação contou com apresentação artística, desfile de moda, com a participação das idosas e a confecção de um grafite no muro da entidade.

Texto e fotos: Carol Simor | Comunicação Fundação Lucas Araújo