Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
29.Set - Em honra à Nossa Senhora Aparecida: novena convida as famílias a fortalecerem a Igreja Doméstica
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Em honra à Nossa Senhora Aparecida: novena convida as famílias a fortalecerem a Igreja Doméstica

Sete quilômetros. Este é o trajeto percorrido há quatro décadas, em Passo Fundo, pelos romeiros que veem em Nossa Senhora Aparecida uma fonte de proteção, auxílio e socorro. Este ano, em função da pandemia do Coronavírus e da impossibilidade de realizar eventos neste nível por causa da necessidade do distanciamento social, a tradicional procissão não vai acontecer. Em seu lugar, uma série de atividades e celebrações buscam direcionar e ajudar os fiéis a encontrar diferentes formas para expressar sua fé na Mãe de Jesus – especialmente a partir da Igreja Doméstica, em família. 

 

Novena: celebrar Aparecida em família
Depois de analisar os diferentes aspectos que envolvem este tempo e cientes da impossibilidade de aglomerações, as equipes arquidiocesanas envolvidas na Romaria, buscando garantir a celebração da padroeira da Arquidiocese e do Brasil, prepararam uma programação diferenciada - transmitida pelas redes sociais. 

 

No centro das celebrações está a Novena de Nossa Senhora Aparecida que já está sendo gravada em diferentes famílias da Arquidiocese e será publicada, através de vídeos, nas páginas do Facebook da Arquidiocese e do Santuário Nossa Senhora Aparecida e, também, no site da Arquidiocese entre os dias 02 e 10 de outubro. A proposta é que se possa motivar as famílias a rezarem juntas, a partir de suas casas. Neste sentido, o padre Eberson Fontana, reitor do Santuário, destaca a importância da preparação da família para vivenciar a Novena. “É importante ir preparando um espaço nas famílias e organizando um momento no dia para rezar”, orienta. “A novena surgiu do desejo de rezar a fé e a vida do povo de Deus. A realidade do cuidado com a vida surgiu da Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema Fraternidade e Vida: Dom e compromisso e da própria realidade da pandemia. A novena destaca realidades onde a vida é ameaçada e ressalta como a fé em Nossa Senhora Aparecida, que aponta para Jesus, tem a contribuir na dinâmica do cuidado”, explica. 

 

Além da Novena, no dia 11 de outubro, segundo domingo do mês - tradicional data da romaria - os fiéis são convidados a acompanharem as celebrações de suas comunidades, seja presencialmente ou pelos meios de comunicação. Por fim, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, acontecerá uma celebração de unidade Arquidiocesana, que poderá ser acompanhada em rádios parceiras e nas redes sociais a partir das 10h da manhã. Antes disso, às 9h uma reflexão e recordação da Novena já estará sendo transmitida. É válido lembrar que neste dia, assim como no dia 11, o Santuário não estará aberto à visitação, conforme acordado com as autoridades públicas. A orientação da Arquidiocese é de que os fiéis escolham outros dias para visitar o Santuário e realizar suas orientações já que o Santuário estará aberto todos os dias para visitar a imagem e, para quem quiser, receber a bênção de um ministro.

 

Vivência da fé
Padre Eberson ressalta que, apesar do cancelamento da Romaria, a fé ainda pode e deve ser vivenciada de forma coerente e cuidadosa. “Sabemos do desejo de realizar a procissão, mesmo com o cancelamento da Romaria, pois se trata de uma questão de fé. Muitas vezes é um gesto ligado a uma promessa ou uma prática de décadas. Mas não podemos esquecer de que a fé em Jesus Cristo pede uma postura coerente. Não podemos ignorar a realidade difícil que vivemos. Do contrário, correríamos o risco de adotarmos a postura dos fariseus e dos mestres da lei que se confrontaram com Jesus, na medida em que colocavam determinados preceitos e práticas acima da vida concreta do povo”, ressalta. “Nesse sentido, reiteramos o convite para a participação na novena, para acompanhar a celebração remotamente e para encontrar dias alternativos para vir até o Santuário. Se trata de uma questão de cuidado da vida, não apenas a própria, mas também dos irmãos e irmãs”, conclui. 


Inscrições e programação
Os vídeos serão disponibilizados do dia 02 ao dia 10 de outubro, às 8h, nas páginas do facebook da Arquidiocese de Passo Fundo e do Santuário Nossa Senhora Aparecida e, também, através do YouTube do Santuário. Você não quer perder nenhum dia de nossa novena de Nossa Senhora Aparecida, que iniciará no dia 2 de outubro? Inscreva-se no link e receba diariamente o vídeo da novena em seu WhatsApp: https://forms.gle/Bp7FyrV2584MRPYc8.
Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.