Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
29.Set - Diretório sobre o Sacramento da Ordem: documento em elaboração
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Diretório sobre o Sacramento da Ordem: documento em elaboração

A comunidade da Arquidiocese de Passo Fundo já acolheu e está trabalhando com os diretórios sobre os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Crisma e Penitência - este último, ainda não lançado oficialmente em função da pandemia do Coronavírus. Enquanto isso, as equipes de trabalho envolvidas na atualização do Diretório Arquidiocesano seguem debruçadas sobre a elaboração dos documentos que ainda precisam ser atualizados. Resultado disso é, por exemplo, o pré-projeto do Diretório sobre o Sacramento da Ordem que, durante o recolhimento dos presbíteros - realizado através de uma plataforma digital - foi apresentado aos padres a fim de que, em clima de oração, meditassem o conteúdo e, posteriormente, enviassem suas observações para a Equipe Arquidiocesana do Diretório para que esta continuasse ao trabalho no pré-projeto.

 

Processo participativo
O resultado do texto elaborado é, como sempre, fruto de um processo participativo que envolveu as Áreas Pastorais da Arquidiocese desde os últimos anos. Foram realizadas nove reuniões nas Áreas Pastorais, com padres, religiosos, leigos e comunidades, para estudar, debater e sugerir o conteúdo do Diretório. Depois disso, a Equipe Arquidiocesana para a elaboração do Diretório buscou as orientações do Magistério da Igreja sobre a Ordem – enfatizando, especialmente, as palavras do papa Francisco sobre o assunto. Depois disso, um pré-projeto foi apresentado para o Clero.

 

Identidade e missão
O padre Eberson Fontana, coordenador da Pastoral Presbiteral e integrante da equipe que ajudou a organizar e desenvolver o novo texto destaca que o Diretório quer olhar para a missão dos ordenados da Igreja e, também, indicar a identidade que a Igreja espera de cada um. “O texto aprofunda as etapas da formação dos ordenados, segundo as normas da Igreja, coloca o espírito da vida presbiteral, a missão dos ordenados e, ainda, elementos que organizam a vida destes ordenados”, coloca. O padre acrescenta: “O documento apresenta elementos muito ricos para esta missão. O diretório expõe os três graus da Ordem  e mostra qual a direção e qual a identidade a Igreja quer dar para os seus ordenados”, explica. 

 

Abordagem completa
O documento, que deve chegar nas paróquias em 2021, aborda num primeiro momento a missão do Serviço de Animação Vocacional. Depois, traz a dimensão do diaconato - 1º grau da ordem -, uma novidade na Arquidiocese que contempla, desde 2018, a formação para o diaconato permanente. Ainda, o novo diretório aborda o 2º grau da ordem - presbiterato - e fala, especialmente, sobre as etapas da formação do padre, algo que o antigo diretório não abordava com tanta especificidade. Por fim, o documento apresenta o 3º grau da ordem - o episcopado - e vai delineando características do pastor a partir do comportamento e posicionamento do Papa Francisco. 

 

Além do Diretório da Ordem, o Diretório para a Unção dos Enfermos e o Diretório para o Matrimônio também já estão em processos de elaboração.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.