Arquidiocese

26.Abr - Diáconato Permanente: doação e serviço na vida de comunidade
Diáconato Permanente: doação e serviço na vida de comunidade

Nesta sexta-feira, 23, teve início as Ordenações dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Passo Fundo, com a Ordenação de Claudomiro Jezus da Silva, na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. No domingo foram ordenados diáconos Gilberto Chiarello e Valter Rosseto na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Serafina Corrêa.

Segundo o documento da CNBB “Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil”, o diácono define-se como sacramento de Cristo Servo e como expressão da Igreja Servidora.

“Ele coloca em evidência e potencializa para todo o povo de Deus a dimensão de serviço. Suas vestes características são a estola, que lembra a toalha do lava-pés, gesto da atitude diaconal de Cristo, e a dalmática. Ser ícone de Cristo-Servidor constitui a identidade profunda do diácono. Ao vê-lo, deveríamos ser interpelados aos gestos concretos e à alegria do serviço”, o documento explica.

Para a formação, os candidatos passaram por 4 anos de preparação, dentre eles foram 3 anos de Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa Faculdades) em Erechim, 6 meses de Leitorato e 6 meses de Acolitato.

Ao todo, serão onze Diáconos Permanentes a serem ordenados neste ano, e as Celebrações devem ocorrer ao longo do ano, em diversas cidades da Arquidiocese, confira a lista completa:

01/05 - Silvio Antônio Bedin e Tarso Apolônio Zeni, em Guaporé

08/05 - Itamar da Rosa Vidal, emTapejara

13/05 - José Martins da Silva, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Carazinho

20/06 - Ari Augusto Cortez e Dejair Varela, em Casca

22/08 - Júlio Cesar de Ávila, Tapera

Antônio Colle, Paróquia Sagrado Coração, em Passo Fundo, ainda sem data definida

Amanda Nascimento