Arquidiocese

14.Dez - Diaconato Permanente: Arquidiocese celebra Admissão às Ordens Sacras de 11 candidatos

A Catedral Nossa Senhora Aparecida acolheu, na manhã deste domingo, 13, a Celebração de Admissão às Ordens Sacras de 11 candidatos ao Diaconato Permanente. Em formação nos últimos anos, os candidatos estão se preparando para receber o primeiro grau da ordem, o diaconato, em 2021.

Na celebração, que foi presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, e acompanhada por alguns padres representando o Clero Arquidiocesano, a comunidade foi convidada a rezar pelos candidatos que, mais uma vez, se colocaram à disposição e à serviço da Igreja.

Em sua homilia, o arcebispo ressaltou que é uma alegria para a Igreja poder contar com o ministério do diaconato permanente. “A presença de Deus, tantas vezes invisível aos olhos humanos, especialmente no contexto da pandemia, precisa se tornar visível através de vozes e sinais. Temos que dar graças por esse grupo que diz ‘sim’ ao diaconato permanente. Esse é um sinal que aponta para a presença de Deus e que alegra os nossos corações”, colocou.

Celebrando o terceiro domingo do Advento, conhecido como o Domingo da Alegria, Dom Rodolfo destacou que, mesmo em tempos de pandemia, o cristão vive a alegria em Cristo. “Será que é possível estar sempre alegre, como nos pede as Escrituras? É possível ter esperança? Nós, cristãos, dizemos que sim porque essa alegria brota do Senhor. Esse é o domingo da alegria porque o Senhor está próximo. E hoje convido a Arquidiocese a rezar por aqueles que foram escolhidos e preparados para a missão. É motivo para nos alegrarmos porque temos alguém em quem confiar e que é a nossa eterna alegria”, concluiu.

Durante o rito, para serem admitidos, os candidatos realizam a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, respectivamente. A Igreja, por sua vez, recebe a manifestação pública dos aspirantes à Sagrada Ordem do diaconato e os acolhe para a recepção da ordem à qual aspiram, que é a ordem Diaconal Permanente. Os candidatos, agora, seguem em formação e vão, ao longo de 2021, receber a ordenação ao ministério do Diaconato Permanente.

Conheça os Candidatos
Antonio Colle | Sagrado Coração de Jesus – Passo Fundo
Ari Augusto Cortez | São Luiz – Casca
Claudomiro Jesus da Silva | São Vicente de Paulo – Passo Fundo
Dejair Varela | São Luiz – Casca
Gilberto Chiarello | Nossa Senhora do – Serafina Correa
Itamar da Rosa Vidal | Nossa Senhora da Saúde – Tapejara
José Martins da Silva | Nossa Senhora de Fátima – Carazinho
Júlio Cesar de Ávila | Nossa Senhora do Rosário de Pompeia – Tapera
Silvio Antônio Bedin | Santo Antônio – Guaporé
Tarso Apolônio Zeni | Santo Antônio – Guaporé
Valter Rosseto | Nossa Senhora do Rosário – Serafina Corrêa

Você conhece a Escola Diaconal?
Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal teve início, de fato, ao fim de 2016 e envolve a Arquidiocese de Passo Fundo, a Diocese de Erexim e a Itepa Faculdades em uma proposta que busca a formação de diáconos permanentes a partir das orientações do Magistério da Igreja. A Escola Diaconal funciona no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, é assessorada pela Itepa Faculdades e é uma resposta às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

Ao todo, a formação dos diáconos permanentes está sendo realizada em 912 horas divididas em duas dimensões fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos são trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais: fundamentação bíblica (Sagrada Escritura); fundamentação histórico-teológica (Igreja) e fundamentação pastoral (Missão). Junto com o conteúdo, é trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

Sammara Garbelotto