Arquidiocese

10.Ago - Crisma: jovens dão o seu sim para a Igreja
Crisma: jovens dão o seu sim para a Igreja

Sacramento que completa o Batismo e pelo qual os cristãos recebem os dons do Espírito Santo e confirmam, com suas palavras e gestos, o desejo de seguir na Igreja, a Crisma – ou Confirmação – é o que torna os jovens adultos na fé. Na Arquidiocese de Passo Fundo, as celebrações de Crisma serão intensificadas a partir deste sábado e seguem durante todo o ano.

Decisão livre e consciente
É no Sacramento da Crisma que acontece, de fato, a decisão pelo seguimento à Cristo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Mirte Santina, coordenadora arquidiocesana de catequese, explica que a Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são os três sacramentos da Iniciação Cristã da Igreja Católica e, por isso, encoraja o crismando e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo. “No Batismo, já recebemos o Espírito Santo, mas a Crisma aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la "madura”, plenamente desenvolvida. O Sacramento da Crisma é o que leva esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade”, inicia. “Na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso se diz que a Crisma confirma o Batismo”, completa.

Três mil crismandos
Ao todo, a Arquidiocese vai realizar a crisma de mais de 3.200 jovens. O trabalho realizado busca apresentar a estes jovens a vivência concreta e real na Igreja. “No processo da Iniciação à Vida Cristã, a Arquidiocese está buscando na catequese, um trabalho conjunto de aprofundamento da fé, centrando na metodologia que o método indica. O crismando deve estar consciente do seu lugar na Igreja, na comunidade eclesial e, do seu dever de testemunhar o Cristo sendo um soldado do Senhor”, conclui Mirte que acrescenta, também, que a preparação para o Sacramento envolve as comunidades em momentos de formação ou retiros que possibilitem o aprofundamento do crismando na sua fé.

Pastor que acompanha
Assim como nos últimos anos, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, é quem acompanha e preside todas as celebrações de Crisma da Arquidiocese. A decisão, segundo ele, permite estar mais próximo não apenas dos jovens, mas, também, das comunidades. “A presença do Bispo vem no sentido de confirmar o trabalho de evangelização realizado na comunidade. É a forma de, também, confirmar as pessoas na fé e de o bispo ser o pastor e estar presente”, comenta. Ele acrescenta, ainda, que o Sacramento está envolto por dois grandes elementos: o de configurar o jovem a Cristo e a pertença à Igreja “Cada Sacramento tem uma graça. E a Crisma traz a importância da sintonia com Cristo: o meu pensar, o meu agir e o meu ser se encaixam com os de Cristo. Também é essencial a pertença a uma comunidade, porque não existe um cristão sem comunidade. E este deve ser um membro vivo da Igreja para testemunhar o Evangelho”, conclui.

Diretório da Crisma
Este ano, ainda, a novidade fica por conta do novo Diretório do Sacramento que será apresentado à comunidade, por dom Rodolfo, durante as celebrações de Crisma. Aprovado pelos padres no mês de julho, o Diretório contém orientações, diretrizes e normas para padronizar a celebração da Crisma na Arquidiocese, resgatar a sua essência e contemplar a importância do Sacramento.

Sammara Garbelotto