Arquidiocese

31.Mai - Corpus Christi: celebração de doação e partilha

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida recebeu a comunidade para a solenidade da instituição da Eucaristia

“Sejamos hóstias vivas nesse mundo que tanto precisa”. Este foi o convite de dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, durante a celebração de Corpus Christi, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira. “Que Cristo nos dê força e coragem para que possamos nos doar como Ele se doou”, complementou o arcebispo. A solenidade de Corpus Christi, vivenciada por toda a Igreja, celebra o Corpo e o Sangue de Cristo e envolveu as 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo para fazer memória ao sacrifício de Jesus Cristo ao se doar através da Eucaristia.

Uma aliança de amor

Durante a sua homilia, dom Rodolfo destacou a doação de Jesus Cristo – que dá o seu corpo e sangue – e motivou a partilha a partir da Eucaristia. “Somos felizes porque, a partir da instituição da Eucaristia, Deus estabelece essa aliança de amor conosco. E a garantia dessa aliança é o sangue do próprio Cristo que se ofereceu e oferece cada vez que celebramos esse mistério”, colocou e acrescentou, também, que a Eucaristia é um alimento para a vida e deve motivar as atitudes de quem comunga. “A ideia é que esta nova aliança mate o que é velho e instaure um novo tempo. A Eucaristia existe para nos tornar semelhantes a Cristo. Aquele que comunga está em Cristo e deve, portanto, buscar agir como Ele”, enfatizou o arcebispo.

Depois da celebração, a comunidade se envolveu na tradicional procissão ao redor da Praça Marechal Floriano e refletiu, através de músicas e textos, sobre a valorização da família, a importância de celebrar a paz e, ainda, o acolhimento aos jovens.

Tapetes: passagem para o Cristo

Os tapetes de serragem, que tradicionalmente abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em Passo Fundo, as paróquias Santo Antônio, São José, São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis confeccionaram os tapetes com serragem, papeis e tintas para acolher a passagem do Corpo de Cristo nas procissões. Na região, as cidades de Pontão, Camargo, Guaporé, Tapejara, Marau, Carazinho e Tapera também realizaram a atividade. Além dos tapetes, parte das paróquias motivou, ainda, a doação de alimentos não perecíveis, cobertores e de roupas que serão encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".

Sammara Garbelotto