Arquidiocese

19.Jul - Clero: dia de encontro, reflexão e partilha

Um dia para refletir e partilhar experiências: nesta terça-feira, 18, os padres e freis da Arquidiocese de Passo Fundo se encontraram na Casa de Retiros para vivenciarem, juntos, um dia de reflexão e partilha de experiências. Guiado pelo Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber, o momento foi, também, a oportunidade de as paróquias estarem cientes do cenário administrativo da Arquidiocese.

Pauta

Deliberada pelo Conselho de Presbíteros, a pauta da reunião do clero da Arquidiocese foi dividida em quatro blocos centrais: Pastoral, Administrativos, Pastoral Presbiteral e Outros. Dentro do bloco Pastoral, os padres puderam fazer sugestões a respeito da metodologia a ser aplicada durante a Assembleia Arquidiocesana que acontece no dia 21 de outubro. Também, foram apresentados ao Kit do Material de Natal desenvolvido pelo Regional Sul 3 da CNBB e direcionado para escolas e catequese. Ainda, os padres discutiram a respeito do projeto Igreja Irmã, desenvolvido em Balsas e, também, foram motivados para a renovação das assinaturas do Jornal Presença Arquidiocesana - informativo mensal produzido pela Pastoral da Comunicação.

Iniciação à Vida Cristã

Prioridade assumida pela Arquidiocese, através do Plano de Pastoral, a Iniciação à Vida Cristã ganhou destaque durante o encontro através da motivação feita por dom Rodolfo para que os padres possam conhecer e estudar o Documento 107 da CNBB que aborda, justamente, esta temática. A Arquidiocese, em parceria com a coordenação da Catequese, distribuiu dois exemplares para cada paróquia - um para o pároco e outro para a coordenadora de catequese. "O desafio não é querer mudar tudo, mas entrar no espírito do que a Iniciação propõe", comentou dom Rodolfo que acrescentou, ainda, a necessidade de compreender o que o documento propõe. "O texto propõe refletir sobre os conceitos básicos da nossa fé. É preciso descobrirmos a força ritual que se complementa com a força da palavra, para a educação da fé. Já fazemos isso, mas sempre é possível melhorar", colocou e complementou: "Como se multiplicam as notícias ruins, com muito mais razão vale a pena multiplicar um texto bom", concluiu.

Formação

Além dos assuntos administrativos, como a prestação de contas da Arquidiocese e a organizaççao da Cúria, o encontro também abordou o cenário da Casa do Clero e a necessidade de formaão permanente dos padres de acordo com as necessidades da Arquidiocese. Por fim, a pauta apresentou a nota da CNBB a respeito das orientações sobre as diversas contribuições na Igreja.

Sammara Garbelotto