Arquidiocese

21.Jun - Centro Arquidiocesano de Pastoral promove Rodas de Conversa da 6ª SSB
Centro Arquidiocesano de Pastoral promove Rodas de Conversa da 6ª SSB

Por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em desenvolvimento no país, desde 2020, a 6ª Semana Social Brasileira, cujo tema é “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”. A proposta desta edição está em consonância com o que disse o Papa Francisco no “1º Encontro Mundial de Diálogo com os Movimentos Populares”. O mutirão tem o propósito de promover a participação da igreja no debate destas temáticas em articulação com pessoas de boa vontade, organizações, movimentos sociais e a sociedade como um todo. As Rodas de Conversa visam identificar os problemas das comunidades e apontar alternativas e propostas para a melhora da sociedade.

A equipe do Centro Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo realizou as duas primeiras Rodas de Conversa, sendo elas Terra e Teto, na última quinta-feira, 17, fizeram parte da atividade o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Ivanir Antonio Rampom, a assessora de imprensa Amanda Nascimento, a secretária Loreni Salvi e a responsável pela Pastoral das Migrações, Ir. Norma Kleinubing.

Durante a Roda 1: Terra, foram discutidos os pontos sobre o agronegócio e agroecologia de Passo Fundo e região e os pontos positivos e negativos da área. Foi ressaltada a grande participação da comunidade tanto na produção de alimentos através da agricultura familiar quanto da compra através da Feira do Produtor, por exemplo. Também foi falado sobre como os agricultores são conscientes de sua responsabilidade ambiental e a grande participação das cooperativas.

Já nos pontos negativos foi salientado o exagero no uso de agrotóxicos pelas grandes empresas, além do desmatamento que acaba causando muitas alterações no meio ambiente, além da falta de investimento por parte do governo na agricultura familiar.

Também foi realizada a Roda 2: Teto, onde foram abordados os problemas em relação a falta de moradia para tantas pessoas na nossa cidade, durante a conversa foram apontados os projetos habitacionais que auxiliam na construção de casas, ajudando assim quem precisa de um apoio para a aquisição da casa própria, além de políticas como o Bolsa Família que auxiliam famílias a obterem alimentos e também foi falado sobre como o debate e a cobrança por medidas que protegem essas pessoas podem fazer a diferença.

Nos pontos negativos foi comentado sobre como os preços altos para a compra e aluguel acabam afastando as pessoas, que por conta de salários muito baixos acabam tendo que morar em locais com a situação muito precária, o que acaba causando uma desigualdade social muito grande.

Amanda Nascimento