Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
16.Mai - Catedral acolhe ato Inter-Religioso
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Catedral acolhe ato Inter-Religioso

 

Na noite de quarta-feira, 15 de maio, assinalando a Semana de Oração pela Unidade Cristã, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, acolheu um ato inter-religioso tendo presente a dramática situação que assola o Estado do Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas, de diversas comunidades e tradições religiosas responderam ao convite e se uniram em oração em favor das vítimas das enchentes.


A celebração foi conduzida por representantes das tradições religiosas presentes: Pe. Ari Antônio dos Reis, da Comunidade Católica; Monge  Daiho, da Comunidade Budista Shantideva, Berel Natan Engelman da União Israelita, Babalorixá Ipácio Carolino, da tradição de Matriz Africana, Pastora Roseli Romi Buchmayer da Comunidade de Confissão Luterana e Ironita Policarpo Machado, representante da União Municipal Espírita. Estiveram também presentes o Arcebispo de Passo Fundo Dom Rodolfo Luís Weber e o Pastor Adercio Kronbauer.


Num primeiro momento, a assembleia pode acompanhar a apresentação de diversos símbolos da tragédia e também símbolos da imensa solidariedade humana com os milhares de  atingidos e desabrigados, enquanto se rememorava, através do canto litúrgico, a versão musicada de Deuteronômio 30, 19: Diante de ti ponho a vida e ponho a morte, mas tens que saber escolher;  Se escolhes matar, também morrerás; Se deixas viver, também viverás. Então viva e deixa viver.


Na sequência,  os representantes de cada tradição religiosa fizeram a proclamação de um texto sagrado da sua tradição espiritual. À solene proclamação, a assembleia presente correspondia com respeitoso silêncio e espírito de profunda comunhão. Da mesma forma, os representantes religiosos, cada qual em sua própria forma e linguagem, puderam fazer uma oração por todos os que sofrem com esta tragédia.


Num gesto simbólico, a Assembleia foi convidada a apresentar a sua solidariedade através da oferenda de alimentos, que serão destinados aos desabrigados. Após, em uníssono, todos rezaram a “oração por nossa terra”, retirada da Carta Encíclica “Laudato Sí”  – Louvado Sejas, sobre o cuidado da casa comum,   do Papa Francisco. Como conclusão do ato, todos foram convidados à saudação da paz.


  Pe Ari Antonio dos Reis, agradeceu aos participantes, realçando a simbologia deste momento celebrativo,  de unir a todos os que buscam a Deus, por diferentes caminhos espirituais, na solidariedade em favor dos sofredores do nosso tempo.


Diácono Silvio Antônio Bedin

Passo Fundo, 16 de maio de 2024.

 

 

ORAÇÃO PELA NOSSA TERRA

 

Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas,

Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza.

Inundai-nos de paz para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.

 

Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta Terra, que valem tanto aos vossos olhos.

Curai a nossa vida para que protejamos o mundo e não o depredemos; para que semeemos beleza e não poluição nem destruição.

Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra.

Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita.

 

Obrigado, porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta por justiça, amor e paz.

 



Francisco, Carta enc. Laudato si’ (24 de maio de 2015), 246.

 


Fotógrafo: Ascom - Elisabete Gambatto

Fonte: ASCOM - Elisabete Gambatto

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.