Arquidiocese

19.Set - Cáritas Arquidiocesana realiza Assembleia em Carazinho
Cáritas Arquidiocesana realiza Assembleia em Carazinho

Na última terça-feira, 17, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo vivenciou, na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho, a 25ª Assembleia.  Reunindo 110 pessoas – de Passo Fundo, Sertão, Tapejara e Carazinho –, o encontro envolveu espiritualidade, formação e partilha de experiências e contou com a presença do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, através do padre Ivanir Rampon, do padre Ladir Casagrande – coordenador da Cáritas – e, também, dos padres da área de Carazinho e Passo Fundo e da Cáritas Regional.

Espiritualidade, formação e partilha
Buscando elucidar e vivenciar o espírito e o carisma que envolve a Cáritas, o grupo foi guiado pelo tema “Bem Viver: Esperança, Resistência e Profecia” participou de uma oração e iluminação bíblica – conduzida pelo padre Arnildo Fritzen, pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho - que abordaram a importância de resistir aos conflitos existentes em todos os tempos da história.

Além da espiritualidade, uma formação sobre o tema – a partir de uma análise de conjuntura – foi abordada pelo Jorge Peralta do CEAP – Centro de Educação e assessoramento Popular – de Passo Fundo. Simone Zanetti, assistente social da Cáritas, destaca que a temática é essencial para compreender a missão da Cáritas. “Falar sobre isso é importante para pensarmos em resistência especialmente nos períodos conflituosos que estamos vivendo, de tanta exclusão social. Apesar do cenário, é essencial erguer a cabeça, manter resistência, ir adiante no nosso trabalho como Cáritas”, destaca.

A partilha de experiências ficou por conta de uma atividade de reconhecimento: dividido em cinco grupos, os participantes puderam conhecer todo o trabalho desenvolvido na Cáritas da paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho através dos setores de Padaria, Bazar Solidário, Doações Conscientes, Sala de Recursos Dona Tereza e a Sala de Cadastro, onde é feita a acolhida e distribuição de cestas. “É uma forma de conhecer esse trabalho, ouvir a experiência desta paróquia que é muito forte enquanto Cáritas”, completa Simone.

Aprovação
Além disso, a Assembleia também abordou – através do padre Daniel Feltes – as Diretrizes das Equipes Paroquiais com orientações para que os grupos possam desenvolver e viver a missão nas comunidades. Também, o grupo aprovou os relatórios dos trabalhos desenvolvidos na Cáritas Arquidiocesanas e, também, nas equipes paroquiais e, ainda, o Balanço Anual de 2018.

Sammara Garbelotto