Arquidiocese

13.Set - Cáritas: 55 anos de atuação na Arquidiocese

A Cáritas - fundada no Brasil por Dom Helder Câmara, em 1956 - iniciou sua atuação na então Diocese de Passo Fundo, em 1962 e, nesta terça-feira, 12 de setembro, celebrou 55 anos. Durante o dia, os grupos paroquiais realizaram a Assembleia da entidade e, na parte da tarde, participaram, juntos, de uma celebração eucarística preidida por dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano.

Durante a missa - que foi acompanhada pelos padres Geraldo Collet, Ladir Casagrande, coordenador geral da Cáritas, Carlos Jaroceski e Joule Cunha, da paróquia São Vicente de Paulo, onde a Assembleia e celebração foram realizadas - dom Rodolfo destacou o caráter de caridade assumido pela Cáritas. Durante a homilia, que foi orientada pelo evangelho de Lucas que retrata a escolha dos doze apóstolos, o arcebispo ressaltou a transformação promovida por Jesus. "As palavras de Cristo chamam a atenção, mas a sua presença é que é transformadora e é capaz de curar. E, hoje, o que o mundo precisa é justamente a cura, especialmente para o egoísmo para que haja fraternidade", iniciou.

Dom Rodolfo colocou, então, que a Cáritas, em toda a sua atuação, é uma iniciativa importante para promover o bem. "A Cáritas é isso: uma abertura para a cura do egoísmo. E isso acontece porque o fundamento da entidade é o Cristo e para bem agirmos é preciso estar em comunhão com Ele. Assim, dessa forma, nossa caridade se torna transformadora", concluiu.

A celebração foi o momento de relembrar, através de símbolos e fala, a história da entidade que, em mais de cinco décadas, se mistura com a vida de muitas pessoas que, envolvidas por um espírito de gratuidade e doação, protagonizaram momentos de partilha, fraternidade e amor para com aqueles que, de alguma forma, necessitam.

Sammara Garbelotto