Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
17.Fev - Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”

 

Na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, 17, foi celebrado o Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 em todo o Brasil, neste ano a Campanha tem o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. A Arquidiocese de Passo Fundo realizou uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação local, onde o arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, o coordenador arquidiocesano de pastoral Pe. Ivanir Rampon, o pastor da Igreja Luterana Pr. Adélcio Kronbauer e a Prof. Selina Dal Moro apresentaram a visão e reflexões propostas pela CF 2021.


A CFE 21 acontece durante a Quaresma e é uma forma de preparação para a Celebração da Páscoa. Durante quarenta dias os cristãos são chamados a estudar, iluminar a nossa realidade e rezar a frase: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, ela convida as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.


Objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2021

1) redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas;

2) denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus;

3) comprometer-se com as causas que defendem a casa comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental;

4) contribuir para superar as desigualdades;

5) animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo;

6) promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio.

7) fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa;

8) estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural;

9) compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno.

 

A Campanha da Fraternidade Ecumênica

Neste ano a Campanha da Fraternidade tem o diferencial de ser ecumênica, portanto, além da Igreja Católica, também estão fazendo parte a Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissões Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, que juntas se tornam o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).


Esta é quinta edição ecumênica da campanha, que congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas em comum entre as igrejas. Desde 2000, a campanha abordou os seguintes temas: 2000 – “ Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”; 2005 – “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que promovem a paz”; 2010 – “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”; 2016 – “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.


Compromissos das Igrejas integrantes do CONIC:

a) promover o diálogo ecumênico;

b) respeitar a convivência inter-religiosa;

c) superar violências religiosas e entre Igrejas, inclusive valorizando as tradições espirituais indígenas;

d) superar as violências religiosas contra as mulheres e valorizar a atuação feminina nas Igrejas, uma vez que houve processos de “invisibilidade” do protagonismo das mulheres;

e) cuidar da casa comum, denunciando as agressões e valorizando as experiências positivas de cuidado. Neste sentido, precisamos reforçar a atuação para defender o direito básico por água potável e por saneamento básico – a água não pode ser mercadoria e nem privatizada, pois é bem comum, é sagrada, é fonte de vida – como celebramos em nossas liturgias.

 

Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2021 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.