Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
20.Nov - Arquidiocese se despede do Pe. Avelino Pinzetta
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese se despede do Pe. Avelino Pinzetta

Faleceu na tarde desta sexta-feira, 19 de novembro, o Padre Avelino Pinzetta, que estava atuando como pároco na Paróquia São Domingos, no município de São Domingos do Sul desde fevereiro de 2020.

 

Neste sábado, 20, na paróquia São Domingos foi realizada a Missa com a presença de presbíteros de nossa Arquidiocese, às 13h também acontecerá a Missa de Encomendação presidida por Dom Rodolfo, seguido pelo enterro.

 

Padre Avelino tinha 81 anos, e se tornou presbítero no dia 12 de dezembro de 1999. Filho de Antônio e Anna Pinzetta, nasceu no dia 13 de janeiro de 1940, em Evangelista, no município de Casca/RS. Foi batizado na Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Evangelista.

 

Sua vida religiosa

 

No “Nossos padres, nossos heróis” produzido por Dom Pedro Ercílio Simon e Teresinha Toscani, Pe. Avelino relatou que nasceu em uma família que possuía vários padres e freiras consagradas na vida religiosa, e que possuíam o costume de rezar o terço todas as noites, uma família unida e com muita oração.

 

Ele também relata que por ter sentido a vocação já na vida adulta, tudo veio com o tempo “Quando perdi minha esposa ela tinha somente 25 anos, confesso que foi algo muito forte, perdi a esposa, mas não perdi a fé. Continuei sempre presente na Igreja, nas Celebrações, liturgia, coral e finalmente como Ministro da Eucaristia”, disse.

 

E foi como Ministro da Eucaristia, visitando e levando a comunhão aos doentes, que sua vocação despertou “quando os meus dois filhos casaram, me senti mais livre para buscar a formação e o caminho para o sacerdócio”, relatou ele no livro.

 

Após sua Ordenação em 1999, atuou como Vigário Paroquial na Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, em 2001 exerceu a mesma função na paróquia Santo Antônio, em Água Santa e em 2009 na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho.

 

Como pároco atuou em paróquias como Santo Antônio em Gentil, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, São José, em Carazinho e por último na Paróquia São Domingos, em São Domingos do Sul.

 

Que Deus receba o Pe. Avelino Pinzetta de braços abertos e conforte o coração dos familiares e amigos.

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2021 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.