Arquidiocese

07.Jul - Arquidiocese realiza processo de escuta da Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha

Na noite desta terça-feira, 06, foi realizada uma live explicativa sobre o processo de escuta da Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha, que ocorre entre 21 e 28 de novembro de 2021, no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, a live contou com a participação de mais de 150 pessoas.

Após a oração inicial, houve uma uma explicação sobre como será a Assembleia, também foi feita a apresentação do Documento do Caminho e do Guia Metodológico, subsídios que trazem detalhadamente tudo o que se refere à Assembleia Eclesial. Em seguida, foram dados os próximos encaminhamentos para as Paróquias e Áreas Pastorais.

O processo de escuta de todo o Povo de Deus tem o objetivo de gerar diversos diálogos e atividades que "serão o fio condutor de todo o processo de discernimento para e durante a Assembleia" e que durará até meados de julho.

A live foi organizada pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Coordenadores das Áreas Pastorais e Coordenadores das Equipes Arquidiocesanas e fizeram parte da transmissão presbíteros, diáconos, catequistas e outras lideranças das comunidades.

A Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha

Em novembro, lideranças eclesiais de toda a América Latina se reunirão no México para um momento de partilha sobre o caminho da Igreja em nosso continente a partir dos grandes desafios que temos vivido – a pandemia, a crise sócio-ecológica. Essa reflexão será feita tendo como inspiração o documento de Aparecida, publicado em 2007 e que ainda nos motiva no itinerário da fé.

Espera-se que, a partir desse encontro, sejam delineados os caminhos pastorais para todo o povo de Deus latino-americano e caribenho tendo em vista dois eventos importantes: o jubileu de Guadalupe em 2031 e o jubileu da Redenção em 2033.

Amanda Nascimento
Informações: Vatican News