Arquidiocese

14.Jan - Arquidiocese lança Diretório sobre o Sacramento do Batismo
Arquidiocese lança Diretório sobre o Sacramento do Batismo

“Ser batizado imprime em nós um jeito de viver; significa viver do modo cristão em meio ao mundo”. Foi assim que dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, destacou a importância do Sacramento do Batismo, durante a homilia da celebração eucarística do último domingo, 13, na Catedral Metropolitana, em Passo Fundo. Atenta à Liturgia do Dia – que encerrou o Tempo do Natal e apresentou o Batismo de Jesus – a Arquidiocese de Passo Fundo escolheu este domingo para realizar, em cada paróquia, o lançamento do novo Diretório sobre o Sacramento do Batismo.

O livreto, que foi construído a partir das contribuições do Clero da Arquidiocese e aprovado no fim de 2018, está disponível em todas as paróquias e deve chegar em todas as famílias. Aqueles que estiveram presentes nas celebrações do dia, receberam, das mãos dos párocos, um exemplar para que possam, desde já, entrar em contato com o conteúdo que aborda desde as definições do que é o Batismo; orientações para pais e padrinhos; batismo para adultos e, ainda, orientações para o rito em si. Durante a solenidade de lançamento, dom Rodolfo destacou que o texto é essencial para padronizar as celebrações nas paróquias e, dessa forma, garantir a unidade na Arquidiocese. “São orientações, diretrizes e normas que valem para toda a Arquidiocese. O objetivo é um só: manter o resplendor do Sacramento do Batismo e fazer com que seja, de fato, um batismo concreto, real e verdadeiro”, enfatiza.

Ainda, em sua homilia, o arcebispo ressaltou a importância de o fiel celebrar o seu batismo e compreender o seu significado. “Estamos encerrando, neste domingo, como Batismo de Jesus, o Tempo do Natal. Nesta celebração, recordamos, também, o nosso batismo e a graça batismal que recebemos. Hoje é um dia de gratidão ao Senhor por sermos batizados, por sermos membros da Igreja e parte do Corpo de Cristo”, iniciou. O Batismo, para nós, é uma graça. Deus vem a nós, no Natal, não por exigência humana, mas por amor às suas criaturas. Morre na cruz, não por nossa reivindicação, mas por nos dar o perdão e a vida. Nos concede o Batismo, portanto, para nos dar a sua graça, nos fazer seus filhos – com direitos e herança. Se estabelece, portanto, uma comunhão: aceitamos o dom batismal como presente e ele se torna uma responsabilidade e uma missão”, concluiu.

Para ter acesso ao conteúdo, basta entrar em contato com os párocos ou secretarias paroquiais.

Sammara Garbelotto