Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
30.Mai - Semana de Oração pela Unidade Cristã
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Semana de Oração pela Unidade Cristã

Somos convidados e convidadas a celebrar e valorizar aquilo que é comum, primeiramente nosso Batismo, a nossa fé em Jesus Cristo. Diante das diversidades de dons e carismas uma simples palavra: Aprender. Quando ouvimos a palavra conversão, logo pensamos em nos converter a uma igreja, crença ou religião, mas hoje, o convite é celebrar a unidade, a fé que temos e que nos une a Cristo.


Hoje, num mundo tão “rápido”, pessoas divididas por diferenças sociais, ideologias que muitas vezes provocam dor e desconforto, somos através da oração da unidade desafiados a nos permitir uma nova experiência pessoal e acima de tudo comunitária.


A Semana de oração pela Unidade Cristã (SOUC) esse ano, acontece do dia 29 de maio à 5 de junho, com momentos de orações e reflexões entre as Igrejas Cristãs.


Rezar com outras Igrejas é um belo compromisso ecumênico, nos aproxima, nos acolhe e nos orienta para um caminho de espiritualidade de acolhida pelo Sagrado. Filhos e filhas do mesmo Pai, com sangue da mesma cor e acima de tudo herdeiros e herdeiras do mesmo céu. A oração é muito importante além de tudo, dentro da família, no convívio da própria Igreja e no local de trabalho. Desconstruir ideias que o sistema nos impõe para aderirmos uma visão e construir um mundo que creia em Jesus.


Tudo isso acontece sob o olhar e a luz do Espírito Santo, com isso temos a Solenidade de Pentecostes.  A força que motiva as nossas comunidades e a compreender a missão e o compromisso de anunciar o Evangelho como proposta renovadora de vida. É o próprio Espirito Santo que nos convida ao diálogo, a oração e inspira a compreender a unidade.


A oração pela unidade é a porta régia para o ecumenismo: leva os cristãos a olharem para o Reino de Deus e para a unidade da Igreja de maneira nova; aprofunda seus laços de comunhão e permite que encarem, corajosamente, memórias dolorosas, fardos de fraqueza humanas e sociais”. (Cardeal Walter Kasper)


Que cada comunidade, paróquias, famílias, possas dedicar momentos de sua caminhada para se dedicarem a dinâmica ou a uma metodologia que nos leve ao caminho da unidade.


Papa Francisco, nos motiva sempre a participação ecumênica nesta semana de oração: “Também nós, cristãos, na diversidade das nossas confissões e tradições, somos peregrinos em caminho, rumo à plena unidade. Aproximamo-nos mais da meta quanto mais fixo tivermos o nosso olhar em Jesus, nosso único Senhor. Vamos caminhar nessa semana de oração fixando o olhar em Jesus e estendendo as mãos para a oração e o desejo de paz. Pois na diversidade de dons precisamos sempre destacar ações para o reino de Deus e na pluralidade de corações a busca pela unidade no amor. É o amor que nos faz irmãos e irmãs e são pelas as atitudes que damos sinais desse amor.”


Pe. Laerte Reis
Coordenador da Equipe Ecumênica da Região de Passo Fundo


 


 


Equipe Ecumênica da Região de Passo Fundo

Equipe Ecumênica da Região de Passo Fundo

Equipe Ecumênica da Região de Passo Fundo

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2022 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.