Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
30.Mai - Curso de Extensão sobre educação, espiritualidade e fraternidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Curso de Extensão sobre educação, espiritualidade e fraternidade

Na última segunda-feira, dia 23 de maio, o curso de extensão sobre educação, espiritualidade e fraternidade – diálogos de esperança a partir da Fratelli Tutti, promovido pela Arquidiocese de Passo Fundo, Itepa Faculdades e ECOPAZ, vivenciou o seu sexto encontro, a metade do cronograma programático. O curso conta com a participação efetiva de aproximadamente 80 educadores advindos da Arquidiocese de Passo Fundo e de diferentes regiões do Brasil.


Mas, como está sendo a experiência formativa até aqui? Os encontros estão proporcionando espaços de reflexão e de tomada de consciência diante da realidade educacional? A Fratelli Tutti do Papa Francisco está favorecendo o pensamento crítico e fraterno? São questões importantes e emergem da vivência e das inúmeras possibilidades que este espaço de discussão está favorecendo.


Com a participação de assessores reconhecidos em todas as regiões do Brasil, sensíveis e engajados nas causas educacionais, as temáticas discutidas até o sexto encontro foram:



  • Educação, fraternidade e espiritualidade – Por uma pedagogia da Esperança (Assessoria do Monge Benedetino e teólogo Marcelo Barros);

  • Sobre o papel da educação na perspectiva humanista da formação integral e solidária (Assessoria de Hildete e Paulo Ricardo da comunidade Bremen);

  • Educação e fraternidade – Olhares para a realidade, as sombras de um mundo fechado (Assessoria do professor Luiz Rena);

  • Educação, direitos humanos e justiça social – as sombras de um mundo fechado (Assessoria do professor Luiz Rena);

  • Educação e espiritualidade – a pedagogia samaritana (Assessoria de Pe. Celso Carpenedo);

  • Esperança e solidariedade – Pensar e gerar um mundo aberto (Assessoria da professora Marilza Schuina).


O modesto objetivo do curso em promover a formação continuada de educadores/as e lideranças eclesiais que, no contexto e em ressonância à Campanha da Fraternidade 2022, queiram se aprofundar no estudo da Carta Encíclica Fratelli Tutti, vem possibilitando discussões perenes, significativas e transformadoras, que estão mobilizando a esperançar frente a um cenário de muitas sobras. Nesse sentido, voltando as perguntas iniciais, percebe-se que os espaços de diálogo e de escuta, além de garantir o respeito às diferenças, fortalecem as relações na defesa de uma educação solidária, humanística e democrática.


Na perspectiva de uma educação de qualidade e para todos, os encontros se tornaram um espaço de resistência, e sobretudo de conhecimento dos desafios inerentes à realidade das políticas públicas, que consiste em negar e substituir uma educação humanizadora, por uma oferta educativa mercantil e de rentabilidade. A despeito desse cenário, o curso de extensão, se consolida como um espaço de reflexão, partilha, vivência e de construção coletiva em salvaguardar os princípios que regem o amor fraterno a partir do chamamento que o Papa Francisco faz a todos. Seguimos, com esperança e na luta por uma educação que promova a amizade social.


Antônio Pereira dos Santos


Integrante da Pastoral da Educação - Arquidiocese de Passo Fundo


e da Coordenação do Curso de Extensão.


Professor de Filosofia e mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.


Fonte: Itepa Faculdades


 


Fonte: Itepa Faculdades

Itepa Faculdades

Itepa Faculdades

Artigos escritos pela equipe do Itepa Faculdades.

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2022 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.