Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
01.Out - Com Maria em tempo de pandemia: “cuidar da vida como missão”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Com Maria em tempo de pandemia: “cuidar da vida como missão”

O mês de outubro é sempre esperado com alegria, porque nos envolve na campanha missionária e na preparação da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Passo Fundo. 


O tempo de preparação para a Romaria Arquidiocesana, sempre foi vivenciado com preparativos intensos, envolvendo diferentes equipes, grupos, pastorais e inúmeros romeiros e romeiras. De uma forma ou de outra, todos nos sentimos profundamente envolvidos e aguardamos pelo dia da Romaria, com desejos profundos no coração e com um forte sentido de pertença. Como umas grandes famílias, nos reuniram na ‘casa da Mãe’ para rezar, agradecer, celebrar e pedir pela vida que está no centro das intenções e agradecimentos que a ela apresentamos. 


Neste ano de 2020, celebraríamos a 40ª Romaria Arquidiocesana. No atual contexto de pandemia, que o mundo vive, somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões; cuidado que é compromisso de todos nós, discípulos missionários e missionárias, pois “a vida é missão”, é “dom e compromisso”, como nos lembra o tema da Campanha Missionária e a Campanha da Fraternidade deste ano. 


Diante dessa realidade, que exige cuidados com a higiene e impõe o necessário distanciamento social evitando aglomerações, não é possível vivenciar a Romaria Arquidiocesana e as demais atividades da festividade. 


O lema da Campanha Missionária “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), motiva a nos unir à Maria nossa Mãe, e junto com o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo, durante o mês de outubro em nossas casas, em família, com o coração preparado,  dentro do espírito da Igreja-casa, fazer comunhão com toda a Arquidiocese. A novena online, pelas redes sociais dos dias 02 a 10 de outubro, bem como as celebrações da festividade, nos dias 11 e 12, é sinal da comunhão de todo o povo de Deus com a Arquidiocese em torno da Mãe Aparecida. Outubro nos une a Nossa Senhora Aparecida, que nos envia a rezar em casa, a fazer nossa peregrinação pelo movimento do coração, que pela fé nos unifica como romeiros e romeiras e nos leva a contemplar a beleza de Deus através dos seus ensinamentos e pela sua própria beleza e ternura. Mesmo com comunicação virtual, a comunidade de oração é real e faz chegar ao coração de Maria e de Jesus todas as motivações e intenções, que temos para apresentar à Mãe Aparecida. 


Maria, mulher da esperança e do cuidado
Cuidar de si mesmo é cuidar e proteger a família e toda a sociedade. A Virgem Maria tem esta característica, se preocupa com todos, é prestativa e sempre disponível para cuidar da vida e do bem comum. O que marca sua vida é a simplicidade, a escuta e a confiança em Deus. Suas palavras e seu agir são uma seta que aponta sempre para Jesus, seu Filho. Mesmo em meio aos seus medos e dúvidas ela foi fiel, viu além (Lc 1,26-38).  Corajosa, não hesitou em arriscar a sua vida ao projeto divino. Na dificuldade, confiou (Lc 2,1-21). Na falta de clareza dos fatos, no silêncio, soube guardar as coisas em seu coração (Lc 2,22-40). Sensível, soube sair de si para ir ao encontro do necessitado (Lc 1,39-45; 56). Atenta, cuidou e intercedeu (Jo 2,1-11). Na dor, permitiu ser acolhida e cuidada (Jo 19,25-27). 


A coragem, a escuta, o compromisso e o cuidado que vemos em Maria, inspira a todos nós e nos provoca, sobretudo em tempos de pandemia, a discernir, a ter coragem, a escutar os sinais dos tempos, a comprometer-nos com um mundo novo, cuidando uns dos outros e vivendo a vida como missão.



Equipe Arquidiocesana de Catequese

Equipe Arquidiocesana de Catequese

A Equipe Arquidiocesana de Catequese é formada por leigos e religiosos que, além de coordenar os processos de catequese na Arquidiocese, se responsabilizam pela Página Catequética - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.