Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
27.Mai - Seminário de Formação Catequética, a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Seminário de Formação Catequética, a serviço da Iniciação à Vida Cristã


Embora vivendo tempos de limitação para a realização de encontros formativos presenciais, por motivo da pandemia da COVID 19, contudo de forma on-line, a formação catequética vem oferecendo muitas oportunidades de aprofundamento de temas que se referem a Iniciação à Vida Cristã. Um momento significativo de formação foi o Seminário Nacional de Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã (IVC), que aconteceu de 09 a 11 de março, refletindo temas importantes, oferecendo oportunidade de enriquecimento para a base formativa dos catequistas. Destacam-se:


Cultura digital e seus impactos na catequese


Atualmente vivemos num mundo midiático. Os ambientes, cada vez mais, vão se tornando conectados e perpassam algumas gerações que dominam os meios digitais. Surgem, então, os desafios, os impactos para as práticas religiosas e para a catequese. Como adaptar-se, como estabelecer relação com as pessoas, como provocar o encontro com o outro que vive a cultura midiática? É necessário estar consciente das mudanças da cultura digital, pois o próprio Diretório para a Catequese adverte sobre a necessidade de encontrar caminhos de inserção na evangelização dos ambientes midiatizados.


Catequese e anúncio querigmático: acompanhamento e experiências de Deus


Querigma na catequese é o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, com palavras e ações, isto é, fazer-se instrumento da sua presença e ação. É o encontro pessoal com Jesus, o primeiro anúncio ou o anúncio principal, fundamental, que deve orientar não somente a catequese, mas toda a missão da Igreja. Consiste em repetir a mensagem anunciada pelos primeiros discípulos: Jesus é o Messias, o enviado por Deus como Salvador, que se colocou a serviço do Reino do Pai, deu sua vida pela salvação da humanidade. Ao longo dos séculos o Querigma vem sendo proclamado em cada realidade do mundo, conservando seu conteúdo original.


O Diretório, em sua primeira parte, aponta para a íntima relação entre o Querigma e a catequese. E o Papa Francisco acentua “Voltamos a descobrir, que também na catequese, tem um papel fundamental o primeiro anúncio, ou o Querigma, que deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial” (EG 164).


A dimensão mistagógica na Catequese de Iniciação à Vida Cristã


Mistagogia é mergulhar no sagrado na forma mais profunda da experiência de encontro com Deus. É a experiência de fé inserida na comunidade. Como exemplo, temos a experiência mistagógica de Paulo (At 9, 26-30), que o conduziu para o caminho do discipulado. A Mistagogia não consiste em saber algo sobre Jesus Cristo, nem somente aprender a doutrina cristã, mas se deixar moldar por Jesus Cristo, testemunhando com atos a vivência do Evangelho. Ela insere a pessoa na comunidade, na vivência litúrgica, espiritual e caritativa. A experiência mistagógica é fundamental para que o batizado se deixe conduzir nos caminhos do Senhor.


Catequese de inspiração catecumenal, caminho do discipulado de Jesus Cristo


“Todo discípulo bem formado será como seu mestre” (Lc 5, 40). Quando falamos do processo mistagógico na catequese, estamos falando de um caminho discipular. A mistagogia que perpassa todo o processo iniciático da fé, desde o Querigma à recepção dos sacramentos, se configura como processo discipular permanente.


Discipulado é a experiência de fé inserida na comunidade. De evangelizado tornar-se um evangelizador na dimensão missionária, profética e testemunhal. O processo catequético querigmático e mistagógico de IVC, deve produzir um encantamento com a pessoa de Jesus Cristo, capaz de conduzir de forma gradual a tornar-se discípulo missionário do Senhor.


Os Atos dos Apóstolos e as Cartas Paulinas descrevem exemplos do apóstolo Paulo, de como a sua experiência de encontro com Deus, o conduziu a dedicar-se com radicalidade ao anúncio do Evangelho.


Toda a comunidade eclesial é chamada a ser discípula missionária do Senhor, para que a  Iniciação à Vida Cristã dos batizados, encontre suporte de testemunho, de vivência do Evangelho e dos sacramentos da vida cristã.



Equipe Arquidiocesana de Catequese

Equipe Arquidiocesana de Catequese

A Equipe Arquidiocesana de Catequese é formada por leigos e religiosos que, além de coordenar os processos de catequese na Arquidiocese, se responsabilizam pela Página Catequética - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2021 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.