Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
12.Mar - Rabiscos Semanais: Na bagagem do ancião a juventude!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Rabiscos Semanais: Na bagagem do ancião a juventude!


Viajar! Gostas de viagens? Todo passeio, viagem traz consigo algumas características, tais como: roteiro, período de translado e permanência, organização financeira, documentação, bagagens, companhias e, certamente, orações, congratulações e objetivos, motivações. Desde a antiguidade a humanidade carrega em sua genética o peregrinar, andar, desbravar, conhecer, buscar horizontes e realizar utopias. Quem de nós eu sair para uma viagem, pequena ou maior, não escutou de alguém próximo: boa viagem, Deus te acompanhe, vai na paz, etc.; você e eu, por certo, já ouvimos, não?


À memória achegam-se inúmeras passagens, fatos, afetos de viagens, pessoas, amizades e familiares. Histórica, certamente, registrou-se a peregrinação do Sumo Pontífice ao Iraque, entre os dias 05 e 08 de março, neste corrente 2021. Que havia na bagagem do ancião? O Livro Sagrado de liturgia dos séculos XIV – XV, Sidra, restaurado e entregue ao arcebispo de Mossul, dom Yohanna Butros Mouché. Roupas, objetos pessoais, presentes. O que levar ao Iraque? Talvez tenha rezado e pensando Jorge Mario Bergoglio. 


Aos 25 dias de março de 2019, junto ao Santuário da Santa Casa, em Loreto, durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, marcando o sétimo ano de seu pontificado, Francisco assinava a exortação pós-sinodal “Christus Vivit” dedicada aos jovens. A jovem, Nossa Senhora, Mãe de Cristo e da Igreja, fazia companhia ao gesto de Francisco. Ao voar para o Iraque, Francisco, confia sua devoção à Maria, na imagem de Nossa Senhora de Loreto, Padroeira dos Aviadores(as). Em sua 33ª visita apostólica, Francisco é o primeiro Papa a pisar o território iraquiano e suas adversas situações.


Em mensagem, publicada pelo Vatican News, Bergoglio transmitiu seu desejo de encontrar o povo e estar naquela terra, como "Peregrino da Paz" que deseja a Fraternidade, pois, Fratelli Tutti, "somos irmãos!" A comitiva pousa, em Bagdá, no dia 05 03 2021, tornando-o um dia histórico para a comunidade humana. Papa Francisco chega ao Iraque e, no aeroporto internacional, é recebido pelo primeiro-ministro, Mustafa Abdellatif Mshatat. Jovens com vestes tradicionais cantam músicas típicas em árabe, dançam e acenam bandeiras do Iraque e do Vaticano, acolhendo o Pontífice em clima festivo e caloroso.


Francisco nos ajuda compreender melhor o Evangelho de Jesus Cristo na vida contemporânea: “Sinto-me agradecido por fazer esta viagem apostólica [...]. Venho como penitente que pede perdão ao Céu e aos irmãos por tanta destruição e crueldade. Venho como peregrino de paz, em nome de Cristo, Príncipe da Paz.” Diversas autoridades civis, militares, religiosas e o povo de boa vontade o saúda, alegre e grato. A agenda pontifícia estava repleta de compromissos, é verdade. Contudo, na mala de garupa de um latino-americano, há sempre preciosidades, muitas delas guardadas no coração.


A viagem apostólica ao Iraque traz-nos significativas referências à fraternidade e à amizade social neste contexto contemporâneo e seus colapsos. Em Bagdá, junto a Nunciatura, Francisco dialogou com um grupo de jovens partícipe dos programas da Fundação Scholas Ocurrientes. Mario Del Verme, coordenador da fundação, acompanhou estes jovens de diferentes confissões religiosas no encontro com o Papa que convidou todos(as) a ter esperança e “a procurar as estrelas que possam guiá-los no caminho”.


Na Planície de Ur, Terra de Abraão, Patriarca da Fé, líderes religiosos cristãos, judeus, muçulmanos e de outras comunidades de fé, estiveram reunidos em diálogo inter-religioso, construindo pontes de paz à luz da Sagrada Escritura, pela motivação “sois todos irmãos!” Dois jovens, amigos de estudos e trabalho conjunto, compartilharam seus testemunhos de vida na unidade, aspirando o sonho em construção na alteridade humana, respeitando suas confissões de fé e caminhando juntos, lado a lado, de mãos dadas e em paz.


Francisco, terno e profético, transmitiu sua mensagem ao presidir o encontro, a partir das ruínas históricas da cidade dos Caldeus. Recordou, dentre inúmeras marcas à sociedade, que os(as) jovens são essenciais para o presente e o futuro da humanidade, sendo responsabilidade nossa prover-lhes reta educação e sadias perspectivas de vida. “Penso nos jovens voluntários muçulmanos de Mossul, que ajudaram a refazer igrejas e mosteiros, construindo amizades fraternas sobre as ruínas do ódio, e penso nos cristãos e muçulmanos que hoje restauram conjuntamente mesquitas e igrejas”.


Francisco, prossegue: “Impressionou-me o testemunho de Dawood e Hasan, um cristão e outro muçulmano, que, sem se deixar abater pelas diferenças, estudaram e trabalharam juntos. Juntos, construíram o futuro e descobriram-se irmãos. Também nós, para prosseguir, precisamos de fazer, juntos, algo de bom e concreto. Este é o caminho, sobretudo para os jovens, que não podem ver os seus sonhos truncados pelos conflitos do passado. Urge educá-los para a fraternidade, educá-los para olharem as estrelas. Trata-se duma verdadeira e própria emergência; será a vacina mais eficaz para um amanhã pacífico. Porque sois vós, queridos jovens, o nosso presente e o nosso futuro!”


A educação compõe um dos itens salutares à bagagem da sociedade, diga-se! Desde 2015, quando inaugurada, a Universidade de Erbil é uma realidade presente no Curdistão iraquiano que deseja “investir na formação de jovens”. Seu novo programa injeta 1,5 milhões de euros em apoio a 150 bolsas estudantis. “Até hoje, já são 170 universitários iraquianos representados por 72% de cristãos, 18% de yazidis e 10% de muçulmanos”. Segundo, Alessandro Monteduro, diretor da Ajuda à Igreja que Sofre: “Investir na formação de jovens iraquianos significa dar ao país novas possibilidades econômicas, porque o novo grande perigo é o da pobreza, que pode levar aquilo que resta das comunidades cristãs a deixar sua pátria”.


Francisco, peregrino da Paz, como filho penitente conduz-nos à Casa dos Patriarcas da Fé, Ur dos Caldeus, chão sagrado para as grandes comunidades religiosas do mundo. Caminha, em paz e ousadia, a terra da promessa, o Iraque! Francisco nos inquieta à viajar o sonho do Reino de Deus, a Civilização do Amor: “Quem ama não se fecha em si mesmo quando as coisas correm mal, mas responde ao mal com o bem, lembrando-se da sabedoria vitoriosa da cruz”.


Na bagagem do ancião Bergoglio/Francisco está, tenho certeza, a juventude! “Rezo para que os membros das várias comunidades religiosas, juntamente com todos os homens e mulheres boa vontade, cooperem para forjar laços de fraternidade e solidariedade ao serviço do bem comum e da paz”, externou Francisco. Nesta grande celebração da Unidade, da Fraternidade e da Paz, convidando a olhar as estrelas do céu, pisando o chão da realidade, Francisco profetiza que os(as) jovens são tesouros para humanidade! “Salam (Paz)! Allah ma’akum (fiquem com Deus)!”



Padre Leandro de Mello

Padre Leandro de Mello

Pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Ronda Alta, e Assessor da Pastoral da Juventude

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.