Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
11.Mar - Apedrejar educa?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Apedrejar educa?


Promover o diálogo a partir da realidade educativa brasileira, à luz da fé cristã, preconizando caminhos favoráveis ao construto humano integral e solidário propõe-nos o objetivo central da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 que reflete o tema: “Fraternidade e Educação”. Por que uma campanha da fraternidade brasileira?


Este caminho pedagógico eclesial teve início, em 1964, com a realização da primeira campanha da fraternidade, pois, compreende-se que a fé também tem uma dimensão social e, neste ínterim, questiona cada pessoa de boa vontade, grupos eclesiais e instituições acerca de seu envolvimento referente as transformações sociais, político econômicas, espirituais, ecológicas, sejam elas individuais ou coletivas, a fim de verificar a coerência com o projeto do Reino de Deus, a saber, a escuta, o discernimento e a ação, à luz do Evangelho.


A Campanha da Fraternidade reverbera a missão evangelizadora da Igreja na inserção social a partir das temáticas abordadas. Quer-se despertar a solidariedade em torno de situações concretas que dizem respeito ao todo da sociedade brasileira e que carecem de transformação. Entende-se, portanto, o porquê desta pertinente reflexão voltar-se à educação pela terceira vez. O tema Fraternidade e Educação emergiu pela primeira vez, em 1982, trabalhando o lema: “a verdade vos libertará”; em 1998, Fraternidade e Educação reaparece a partir do lema: “a serviço da Vida e da Esperança!” Hoje, abordar-se-á Fraternidade e Educação pela inspiração bíblica de Provérbios 31, 26: “fala com sabedoria, ensina com amor!”


A educação diz respeito à toda comunidade humana. À Igreja cabe a família primeirear a ação educativa à prole. A família tem a nobre missão de educar desde a concepção da vida, todavia, é-lhe possível construir redes, pontes, buscar companhia na ação pedagógica e no cuidado. Daí a importância em construir espaços educativos, seja em nível eclesial, institucional; outros! O artigo 205 da Constituição Federal ressalta ser, a educação, direito de todos, dever do Estado e da família. O hino da CF 2022 motiva: “Educar é o verbo preciso a cumprir neste chão grandes feitos. Para o mundo poder imitar quem na vida é o mestre perfeito”. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo pela colaboração de educadores(as) qualificados e instituições de ensino é um dos objetivos específicos da CF 2022.


Falar com sabedoria e ensinar com amor traduz a práxis de Jesus Cristo no cotidiano de muitas educadoras e educadores brasileiros, comprometidas(as) com o pleno desenvolvimento de seus educandos(as). O hino da CF 2022 se conclui ponderando que “pedagogicamente é preciso Escutar, meditar, compreender para que aprendamos com o Cristo o caminho da cruz percorrer e na escola da sua existência o evangelho seguir e viver”. A experiência teológica educativa reflete a ação pedagógica de Jesus que, antes de agir, escutava a realidade das pessoas e discernia qual melhor atitude indicar para que houvesse uma transformação em prol da dignidade dos sujeitos. Atirar pedras (Jo 8,1-11), bombas, mísseis, nunca educa ou transforma à plena vida, entende?  


Cuidar fraternalmente da formação integral da pessoa compõe a perspectiva cristã de educação e para que este construto seja possível faz-se salutar dialogar com a cultura societária atual. Escutar a realidade das pessoas permite, com atenção e sensibilidade, discernir propostas, projetos e metas plausíveis de superação às lacunas formativas que permeiam a qualidade educativa brasileira. E, então, o que fazer? Cuidar do humano, do meio ambiente, criar espaços propícios ao diálogo transformador, promover, despertar e subsidiar o espírito colaborativo e solidário preocupado com a promoção do bem viver; dinamizar elos, pontes de alteridade criativa entre grupos, comunidades, escolas, universidades e o Estado para que haja clara comunicação e meios eficazes para políticas públicas na educação. 


Façamos, portanto, um pacto educativo em nossa família, comunidade, município, estado, nação brasileira, na América Latina e, quiçá, como sugere Francisco, um “pacto educativo global”, pois, “educar é atitude sublime que prepara a vida” (Hino CF 2022). Neste tempo quaresmal favorável, preparando-nos para festa da Páscoa, vida nova, que possamos revisitar nosso projeto de vida e alçar-nos à sabedoria do amor e da paz que constrói-nos imagem e semelhança de Deus. A exemplo da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, ousamos caminhar juntos(as) pedagogicamente à fraterna escola do tornar-se plenamente humanos e, ante as cruzes, solidários(as) educar com amorosidade e profecia.    



Padre Leandro de Mello

Padre Leandro de Mello

Pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Ronda Alta, e Assessor da Pastoral da Juventude

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.