Ação Social

Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII

A Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, fundada em 25 de março de 1960 por Dom Cláudio Colling, é uma Associação Civil, com personalidade jurídica de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, com atividade preponderante na assistência social, com sede na Rua Paissandu, 1850, 3º andar - Galeria Martins, Centro - Passo Fundo - RS.

Desenvolve programas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos, territorialmente referenciados aos CRAS, matriculados na rede pública de ensino, realizando encontros diários e/ou semanais, em turno inverso ao da escola.

ESTRUTURA DO ATENDIMENTO SOCIAL:
    Centro de Juventude Victor Issler: Rua Oliveiro Trindade, 297 – Victor Issler;
    Centro de Juventude São Luiz Gonzaga: Rua Carmem Miranda, 190 – São Luiz Gonzaga;
    Centro de Juventude Ipiranga: Rua Esteio, 100 – Ipiranga;
    Centro de Juventude Záchia: Rua Luiz Ernesto Fazolo, 31 – José Alexandre Záchia;
    Centro de Juventude Bom Jesus: Rua São Roque, 739. Bairro Bom Jesus.

www.leaotreze.com.br

Cáritas

A Cáritas é uma organização da Igreja Católica que atua em nível comunitário, paroquial, (arqui)diocesano, regional, nacional, continental e internacional. Sua principal missão é estar presente na comunidade e buscar respostas às suas necessidades. Hoje, a entidade se encontra em quase 200 países e territórios diferentes. No Brasil está articulada em 12 regionais, através de mais de 180 entidades-membro - Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas.

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Cáritas está organizada através de uma Equipe Executiva Arquidiocesana, Equipes Paroquiais de Cáritas e grupos comunitários. Conta com a participação e apoio de muitos voluntários e voluntárias, e com a colaboração de muitas entidades parceiras.

Toda atuação da Cáritas se dá através de ações solidárias e participativas, onde as pessoas e grupos beneficiados são envolvidos de forma cidadã e provocados a fazer parte na busca de solução para os problemas. A Cáritas tem uma missão universal, mas se organiza de acordo com a realidade específica em cada um dos lugares onde se encontra, para atender as necessidades daquela realidade específica.

Fundação Lucas Araújo

Em 2018, a Fundação Beneficente Lucas Araújo completou 90 anos de atividades voltadas para crianças, idosos e adolescentes. Superando desafios e adversidades, a entidade celebrou as conquistas, o crescimento e o apoio da comunidade ao longo dos anos, enfatizando o slogan que guia as ações: “Acreditamos em um futuro melhor”.

Tudo começou em 1915, quando o Tenente Coronel Lucas José de Araújo doou em testamento suas terras para a primeira entidade que criasse um local para crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade de Passo Fundo. Em 1924 um grupo de senhoras intitulado “Damas de Caridade” topou o desafio, criaram o asilo e, em 1928, os estatutos da entidade foram aprovados, marcando, assim, o início desta entidade.

Hoje, a Fundação abrange o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, as Instituições de Longa Permanência (ILP) São José e João XXIII e as escolas de Educação Infantil João Bosco e Menino Deus. Diariamente, atende mais de 300 pessoas, além de contar com mais de 100 funcionários para a realização dos trabalhos e para encarar o desafio que é encontrar os meios necessários para oferecer um atendimento de qualidade.

www.fundacaolucasaraujo.com