Em Passo Fundo, procissão de Corpus Christi reflete Cuidado com a Vida

A festa de Corpus Christi destaca o dom da Eucaristia e coloca em evidência os mistérios centrais da fé e da vida cristã. Realiza-se em muitos lugares, unindo os cristãos católicos ao redor da Eucaristia. Das muitas celebrações que aconteceram na Arquidiocese, a de Passo Fundo reuniu centenas de fieis das 12 paróquias da cidade na tarde da última quinta-feira, 04.

Animados pelo Ano do Cuidado com a Vida, os participantes reviveram a importância do Cristo Eucarístico para sua vida de fé. A partilha e o cuidado com os mais necessitados também foi marca na procissão, que motivou a doação de roupas e alimentos.

Na cidade, a procissão percorreu o trajeto entre a Catedral Metropolitana e a Paróquia Santa Teresinha e contou com a participação de diversos padres, de dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano e de dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito.

Durante a Missa, dom Altieri afirmou que “no pão e vinho consagrados já não há mais pão, já não há mais vinho: há somente o Corpo e o Sangue do Senhor morto e ressuscitado”. Segundo ele, a Eucaristia só pode ser explicada através do Mistério da própria fé: “Não podemos capturar com nossa razão e nossos sentidos: o paladar falha, pois saboreia pão e vinho; o tato falha, pois toca pão e vinho; a visão falha, pois enxerga pão e vinho; o olfato falha, pois cheira pão e vinho. Somente pelo ouvido, que crê o que escuta, podemos perceber o mistério. Somente a audição não falha.

“A Eucaristia nos compromete a desgastar a nossa vida para construir a paz, para semear o amor e para condenar veementemente todo e qualquer tipo de violência contra a vida, a começar dos irmãos com os quais convivemos”, concluiu o arcebispo.

Clique aqui para visualizar o álbum de imagens no Facebook da Arquidiocese de Passo Fundo.

Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: