Fundo de Solidariedade repassa recursos para o projeto Semeando e Colhendo Saúde

Na segunda-feira (18) o Fundo de Solidariedade realizou o repasse de recursos para o projeto “Semeando e Colhendo Saúde”, do Município de Sertão. A iniciativa é do Hospital São José, Paróquia São José e Cáritas Paroquial de Sertão. Os recursos auxiliarão nas compras de materiais para a execução do projeto.

A iniciativa é uma alternativa para o tratamento de pacientes da ala psiquiátrica do Hospital. Eles irão produzir uma horta orgânica com verduras e legumes, além do cultivo de frutas, que é uma forma de encorajar uma alimentação saudável. Essas atividades serão orientadas pelo engenheiro agrônomo voluntário, Edgar Frank, e terão acompanhamento de responsáveis pela enfermagem, nutrição, assistência social e médica.

O principal objetivo do projeto é a busca pela sociabilização, o trabalho em equipe e a autonomia dos participantes através do contato com a terra. E, também, a partir do cultivo de plantas, que visa estimular o desenvolvimento da responsabilidade de cada participante.

Fundado em 1941, o hospital é uma entidade filantrópica. Segundo o presidente do hospital, Neri José Alves, o projeto veio em boa hora, pois dará para os pacientes uma experiência diferente e um incentivo novo através dos cuidados com as plantas. “Eles buscam um apoio na recuperação e essa iniciativa vai ajudar na reabilitação deles”, comenta Neri.

Além dos pacientes, o projeto contribuirá, também, para a sustentabilidade do próprio hospital visto que o que for produzido será destinado para o cardápio da instituição.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Categoria: 
Tags: