Arquidiocese de Passo Fundo acolhe diáconos Carlos e Oswaldo

Os seminaristas Carlos Antonio Barbosa de Araújo Júnior e Oswaldo Baptista Ferreira Júnior foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de dom Antonio Carlos Altieri nesta terça-feira, 28, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Pela imposição das mãos de dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano, os seminaristas receberam o ministério de servir o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade. Testemunhada por diversos padres da arquidiocese e visitantes, por dom Francisco Canindé Palhano, bispo da diocese de Bonfim, Bahia, e por amigos e familiares dos neodiáconos, a Celebração foi momento de emoção e muita alegria.

Carlos, que nasceu em 26 de março de 1986, em Nazaré da Mata, Pernambuco, já concluiu os estudos de Filosofia e Teologia, e possui Pós-Graduação em Direito Canônico Matrimonial. O jovem escolheu como lema a frase “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7) e atuará pastoralmente na Comunidade Nossa Senhora da Salette, na paróquia Santa Teresinha, em Passo Fundo. Além disso, o diácono é também Chanceler da Cúria Metropolitana e Juiz Adjunto do Tribunal Eclesiástico.

Oswaldo é natural de Birigui, São Paulo e nasceu em 05 de maio de 1965. Bacharel em Administração de Empresas; Filosofia; Teologia e  pós Graduado nas áreas de Psiquiatria e Dependência Química, o seminarista escolheu como lema de ordenação “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura” (Mc 16, 15). Na arquidiocese, Oswaldo exerce o seu ministério na paróquia São José, em Passo Fundo.

Durante a celebração, já eleitos diáconos, Carlos e Oswaldo vivenciaram um dos momentos mais marcantes da ordenação quando, prostrados ao chão, acompanharam a ladainha dos Santos,  rogando a Deus que derrame sua bênção sobre os novos servos. Em seguida, os dois receberam a estola diaconal e a dalmática, sinais visíveis da disposição em se colocarem a serviço do povo da arquidiocese de Passo Fundo.

Dom Altieri, que celebrou na ocasião seu 8º ano de ordenação episcopal, acolheu com muita alegria os ordenandos, seus parentes e amigos. Na homilia, o arcebispo destacou: “Nesta festa litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, estamos felizes com a ordenação diaconal de mais dois seminaristas. [...] Vocês proclamarão o Evangelho com a voz, mas, sobretudo com a vida. Prepararão a mesa com alegria e servirão o Pão Eucarístico para todos. Não se esqueçam dos pobres e dos enfraquecidos, a quem devem dar especial atenção. Que o ministério a vocês hoje confiado seja de tal modo exercido que a todos leve alegria, consolo, esperança e libertação”. Lembrando o lema de cada um e reforçando a importância do espírito missionário que deve guiar os dois diáconos, dom Altieri concluiu: “A todos levem o Evangelho, levem a força e a vivacidade da Igreja. Pelo caminho levem apenas a bolsa da fidelidade, da disposição e da oblação de suas vidas”.

Carlos, que falou também em nome de Oswaldo, iniciou lembrando Dom Helder Câmara, quando explica que Missão é partir, caminhar, deixar tudo de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. [...] Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos. Descobri-los e encontrá-los. E se, para encontrá-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar nos céus, então missão é partir até os confins do mundo. Emocionado, o jovem declarou: “Com o coração transbordando de felicidade, e sem muitas e adequadas palavras que expressem o que estamos sentindo, queremos dirigir uma apalavra de amor e gratidão a tantos quantos nos ajudaram ao longo do caminho que, sem dúvida, foi árduo e desafiador”. O diácono finalizou pedindo as orações da comunidade, amigos e familiares: “É por vocês, com vocês e para vocês que fomos hoje consagrados diáconos da Igreja. Não o somos para nós mesmos e pedimos ao Senhor que nos envie aonde necessitam Dele”.

Veja o álbum de imagens da celebração clicando aqui.

Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: