Seminaristas Carlos de Araújo e Oswaldo Ferreira celebram ordenação diaconal

Os seminaristas Carlos Antonio Barbosa de Araújo Júnior e Oswaldo Baptista Ferreira Júnior celebram no dia 28 de outubro sua ordenação diaconal. Pela imposição das mãos de dom Antonio Carlos Altieri, os seminaristas serão admitidos ao diaconato, o primeiro grau do Sacramento da Ordem e passo importante na formação de um sacerdote. A missa será na paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo, às 19h30min.

Confira a seguir um breve histórico de cada um dos ordenandos:

Carlos Antonio Barbosa de Araújo Júnior

Filho de Carlos Antonio Barbosa de Araújo e Franceluce Ribeiro Dias (in memorian), nasceu às 18 horas do dia 26 de março do ano de 1986, quinta feira santa, hora do lava-pés, na Casa de Saúde da cidade de Nazaré da Mata – PE.

Desde pequeno, foi educado pelos seus avós paternos: Adelazi Coutinho de Araújo Barbosa e José Barbosa Sobrinho, no Engenho Bebedouro em Ferreiros – PE. Das mãos do padre Orlando do Nascimento Silva recebeu o sacramento do Batismo, no dia 21 de junho de 1986, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ferreiros/PE. Realizou seus estudos primários na cidade de Ferreiros e, posteriormente, estudou na cidade de Timbaúba, até a conclusão do Ensino Médio. Recebeu a primeira Eucaristia das mãos do padre José Carvalho Lima e, no dia 16 de agosto de 2002, na Igreja de Nossa da Conceição, em Ferreiros, recebeu o sacramento da Crisma.

No ano de 2006 deu início aos estudos de Filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia, onde obteve a Licenciatura Plena em Filosofia, em 2008. Sentindo-se chamado ao sacerdócio, foi orientado vocacionalmente pelo padre Luiz Antonio da Silva Filho, e acolhido pelo bispo da Diocese de Bonfim, dom Francisco Canindé Palhano, de quem foi secretário e cerimoniário.

Atuou pastoralmente nas seguintes paróquias: Senhor do Bonfim – Catedral Diocesana; Nossa Senhora do Livramento; São João Batista; Nossa Senhora da Conceição; Santa Teresinha, Doutora da Igreja e Santuário Mãe Rainha.

No dia 5 de julho de 2011, recebeu a admissão às ordens sacras e, em 2013, concluiu os estudos Teológicos. Também no início do ano de 2014, concluiu a Pós-Graduação em Direito Canônico Matrimonial, pela Universidade Católica do Salvador/BA.

Impulsionado pelo ideal da missão e sentindo-se chamado à servir na Igreja Particular de Passo Fundo, que conheceu no ano de 2013, ingressou nesta Arquidiocese, passando a residir na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Assumiu os ofícios de Notário do Tribunal Eclesiástico de Passo Fundo e Secretário do Arcebispo Metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri. Foi instituído nos ministérios de Leitor e Acólito, pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Fábio de Morais, no dia 11 de setembro de 2014, em Celebração Eucarística na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo.

No dia 7 de outubro foi nomeado Chanceler da Cúria Metropolitana e Juiz Adjunto do Tribunal Eclesiástico Inter-Diocesano de Passo Fundo.

Sentindo-se chamado à configuração ao Cristo Servidor, e motivado pelo lema extraído de Jr 1,7: “A quem Eu te enviar, irás”, foi escolhido para o serviço diaconal nesta Arquidiocese e exercerá o seu ministério na Comunidade de Nossa Senhora da Salette, da paróquia Santa Teresinha, em Passo Fundo.

Oswaldo Baptista Ferreira Júnior

Filho de Iracema Cruzes Falconi Ferreira e Aparecido Ferreira, Oswaldo nasceu em 05 de maio de 1965, em Birigui, SP. Quarto filho de cinco irmãos, tornou-se provedor de sua família após acidente automobilístico que vitimou seus pais.  Por vários anos gerenciou a empresa da família. De família Cristã Católica, e, convicto do chamado de Deus ao serviço da Igreja, desde a juventude iniciou a formação acadêmica rumo ao sacerdócio e no ano de 2008 ingressou na Diocese de Caraguatatuba-SP.    

Permanecendo naquela diocese por um ano, solicitou sua transferência para o Mosteiro dos Irmãos de Nazaré, na vizinha cidade de Taubaté-SP (no vale do Paraíba). Seguro dos sinais de Deus que o apontava para uma maior realização ao serviço diocesano, foi acolhido por esta arquidiocese de Passo Fundo, pelo então Arcebispo Metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri, SDB.

Bacharel em Administração de Empresas; Filosofia; Teologia e  pós Graduado nas áreas de Psiquiatria e Dependência Química, na qual trabalhou como terapeuta por mais de dez anos, sente-se agraciado pelo Espírito Santo através dos dons voltados à trabalhos sociais e pastorais. Escolheu como lema de ordenação: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura” (Mc 16, 15),  porque alimenta dentro de si a disposição do ardor missionário no serviço da Igreja de Cristo, especialmente nas terras do Sul, juntamente com o povo Gaúcho.

Na arquidiocese, Oswaldo exerce e exercerá o seu ministério na paróquia São José, em Passo Fundo.

Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: