Fundo de Solidariedade

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo – FDS foi formado no ano 2000 para promover a solidariedade e a cidadania, através do apoio a sinais concretos de transformação social e tem se consolidado como um importante fomentador de iniciativas solidárias nos 47 municípios da arquidiocese.

Formado por 50% dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade em todas as paróquias da Arquidiocese, o fundo apoia iniciativas nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

São mais de 170 projetos apoiados desde o seu início, beneficiando milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.

Clique aqui para visualizar a prestação de contas do FDS no ano de 2015.

Como apresentar projetos:

Os recursos são destinados mediante apresentação de projetos com roteiro próprio, avaliados tecnicamente e aprovados pelo Conselho do Fundo de Solidariedade. O valor dos projetos apoiados é de, no máximo, cinco salários mínimos.

Critérios para aprovação de projetos:

• Que envolvam no mínimo três famílias, com uma organização coletiva/associativa ou em mutirão;
  • Que tenham um parecer da paróquia ou de alguma pastoral ou movimento social;
  • Que tenham contrapartida do grupo envolvido (recursos financeiros, mão-de-obra, materiais disponíveis no grupo, etc.);
  • Todos os projetos devem envolver uma devolução solidária. Os projetos de geração de renda necessitam ter um valor em dinheiro que retorna ao Fundo. Já os projetos de educação solidária devem ter algum gesto concreto de solidariedade dentro da própria comunidade. Por sua vez, os projetos direcionados à saúde coletiva demandam que sejam reproduzidos ou multiplicados para outras pessoas ou grupos;
  • Compromisso com a prestação de contas: relatório descritivo, financeiro e fotos para divulgação.

Clique aqui para acessar o roteiro para a apresentação de projetos.

Clique aqui para visitar o site do Fundo de Solidariedade.

Para mais informações, entre em contato na Cáritas Arquidiocesana, pelo telefone (54) 3045 1262 ou pelo email caritas@caritaspf.com.br ou no Centro Arquidiocesano de Pastoral no telefone (54) 3045 9204.