Plano de Evangelização

Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

17º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora

Apresentamos o 17° Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora 2016 - 2019. Ele é fruto de um longo processo participativo. Começa pela acolhida do Concílio Vaticano II e as exortações pós-sinodais, do magistério do Papa Francisco; das conferências latino-americanas. Está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 e com o Regional Sul 3 da CNBB. E também com a leitura da realidade da Arquidiocese de Passo Fundo.

Diz um ditado: “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Não é o nosso caso. Sabemos para onde vamos. Por isso, não é qualquer caminho que serve. O Plano de Pastoral nos une como arquidiocese e no oferece um rumo.  A diversidade de dons e carismas, de opiniões e pontos de vista, de movimentos e pastorais são uma riqueza e uma necessidade. Porém, se tornam problema quando não há abertura e disponibilidade para abraçar o projeto assumido em assembleia.

O plano convoca e envolve a todos. Direciona o pastoreio do arcebispo, das coordenações arquidiocesanas, das áreas pastorais, das paróquias, dos padres, das Congregações Religiosas, dos movimentos, pastorais, enfim de todas as forças vivas da pastoral. Em cada nível deve penetrar o espírito contido no plano e, criativamente, planejar e executar as orientações contidas nele. Assumir conjuntamente o plano permite fazermos periodicamente as avaliações necessárias, corrigindo rumos e aperfeiçoando as ações evangelizadoras.

A nossa missão é evangelizar, nos diz o objetivo geral. É a razão de ser da Igreja. Fazer o Evangelho chegar às pessoas, proporcionando um encontro pessoal com Cristo que vai modificando a vida pessoal, comunitária e social. Temos um ponto de partida: Jesus Cristo. Não podemos colocar outro fundamento. Agimos na força do Espírito Santo e com a nossa colaboração. Agimos na Igreja e com a Igreja. Uma Igreja que é discípula, missionária, profética e misericordiosa. Uma Igreja que se alimenta da Palavra de Deus e da Eucaristia. Uma Igreja que opta pela vida e opta por aqueles que têm a vida ameaçada. Temos uma meta que não se resume ao tempo presente, mas o nosso rumo é o Reino eterno.

Para que o Plano se torne ainda mais conhecido e seja realmente apropriado por todos os agentes e lideranças, a coordenação de pastoral produziu um folder que destaca as ações práticas de cada Urgência.

Clique na imagem para visualizar o arquivo no formato PDF ou fazer o download.