Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

A Coordenação de Pastoral é um ministério na Igreja, pois sua ação visa promover a unidade e a comunhão, organizando a ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese de forma articulada, sendo instrumento de participação. A coordenação é formada por uma equipe de pessoas, que buscam promover a integração de todas as pastorais, grupos, movimentos, comunidades e serviços, para que seja mais eficaz e a vivência da comunhão.

Coordenação vem da palavra co-ordinatione, que significa: dispor certa ordem ou método, organizar o conjunto, por em ordem o desconjunto. É uma co-operação, uma ação de co-responsabilidade entre os iguais. A coordenação promove a união de esforços, de objetivos comuns e de atividades comunitárias, evitando o paralelismo, o isolamento na ação evangelizadora. A coordenação tem por finalidade criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar à cooperação, comprometer na co-responsabilidade, realizar a interação e tornar eficaz o conjunto da caminhada evangelizadora.

A Equipe da Coordenação Arquidiocesana de Evangelização e Pastoral tem como missão:

• Animar e coordenar o processo de evangelização na Arquidiocese de Passo Fundo, a partir do Plano em vigor.
  • Coordenar a Centro de Pastoral
  • Coordenar a administração da Livraria Diocesana como instrumento de evangelização e fonte de recursos para o sustento dos projetos de evangelização.
  • Animar, acompanhar e ser elo de ligação entre os vários serviços de evangelização.
  • Coordenar as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
  • Coordenar a preparação, realização e execução das Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral.
  • Zelar e garantir que o Plano de Evangelização seja levado à prática.
  • Participar das reuniões das áreas pastorais.
  • Ajudar o coordenador do Conselho Presbiteral a elaborar a agenda das reuniões do mesmo.
  • Auxiliar em todas as atividades que envolvam a Arquidiocese.
  • Juntamente com o bispo, ser o elo de ligação da Arquidiocese com a CNBB Regional Sul 3.

Centro Arquidiocesano de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - Centro