Entusiasmo na missão motiva Encontro da Pastoral da Criança no Rio Grande do Sul

Os coordenadores de Setor, Núcleo e multiplicadores da Pastoral da Criança-RS estiveram reunidos de 04 a 06 de abril em Porto Alegre, no Convento dos Capuchinhos. Entre eles, estava Iracema Posser, coordenadora da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo.

A nova coordenadora da Pastoral da Criança pelo Regional Sul 3 da CNBB, Marli Ludwig, comandou o evento e lembrou com carinho da grande mentora da Pastoral da Criança. Para ela, todos os engajados nessa caminhada pastoral devem sempre melhorar e ir vivenciando aquilo que a Drª. Zilda Arns nunca deixou de insistir: “ser Pastoral da Criança, é ser discípula missionária de Jesus Cristo. A criança tem que ser nossa prioridade absoluta”, enfatizou a coordenadora.

. Paulo Rodrigues dos Santos, OSFS, de Palmeira das Missões, foi um dos assessores.

O encontro iniciou com a celebração presidida por Pe. Paulo Rodrigues dos Santos, OSFS, de Palmeira das Missões – Setor da Diocese de Frederico Westphalen que, logo após, começou a assessoria sobre o tema “Missão e Motivação”. “Como está o seu entusiasmo pela missão da Pastoral da Criança?”, indagou o assessor com a pergunta-chave. “Motivação é a capacidade de acionar dentro de nós uma força luminosa, que nos coloca em ação”, afirmou Pe. Paulo, referindo-se ao entusiasmo na caminhada missionária, para ser uma missão iluminadora, motivadora, que deve estar fundamentada na mística cristã que une fé e vida.

Pergunta motivou os participantes do encontro.

Os multiplicadores trouxeram as ações Guia do Líder; Alimentação e Hortas caseiras; Brinquedos e brincadeiras; Comunicador popular; e Políticas Públicas, sempre trazendo as novidades e apontando a importância de cada uma para o melhor acompanhamento das famílias e crianças das comunidades. Atentos à informatização, os agentes participaram da Oficina com o Sistema de Informações da Pastoral da Criança. O treinamento serviu para abrandar as constantes dúvidas sobre o instrumento de gestão.

Instigados pela “Parábola do Semeador”, os Núcleos Norte, Centro-oeste, Leste, Sul e Arquidiocese de Porto Alegre reuniram-se com os setores para fazer o Plano de Ação objetivando aumentar a abrangência de crianças acompanhadas, no âmbito de cada setor, e também planejar as atividades que ocorrerão ao longo do ano. A totalidade dos agentes da Pastoral da Criança, presentes nas arqui/dioceses gaúchas, avaliou que há necessidade da realização da Missão em diversos ramos dos setores do estado, buscando o fortalecimento da equipe e ampliação dos acompanhamentos através da conquista de mais voluntários.

“Temos como metas ampliar o número de voluntários para acompanhar mais crianças e gestantes. Por isso queremos conclamar a todos que queiram lutar pela vida para que se tornem líderes da Pastoral da Criança. Quanto mais líderes tivermos, mais comunidades poderão contar com as ações da Pastoral da Criança!”, destacaram as lideranças no encontro.

Pastoral da Criança comemora 30 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Pastoral da Criança Regional comemora 30 anos.

Em 2014, a Pastoral da Criança do Regional Sul 3 da CNBB comemora 30 anos de serviços prestados e iniciativas encampadas por todo o Estado do Rio Grande do Sul, sempre disposta a cuidar da gestante, do bebê e da criança. Para a ocasião especial foi criado o logotipo “30 anos: Caminhando com Jesus a serviço da vida”, que será veiculado no perfil da PC-RS no Facebook e demais meios de comunicação. “Queremos fazer memória do caminho trilhado e celebrar em todos os espaços essa missão que é de todos nós”, sintetizou a coordenação da Pastoral da Criança-RS.

A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Igor Pereira | Pastoral da Criança-RS 

 

Categoria: