Casa de Retiros

A Casa de Retiros foi um sonho do primeiro bispo da então Diocese de Passo Fundo, Dom Cláudio Colling, que conseguiu realizá-lo em 1954.  O padre Jacó Stein, o Mons. Paulo Chiaramonte e o Côn. José Gomes compraram a área de terras da família Dinardo e logo deram início às obras e a campanha para conseguirem fundos que custeassem  as despesas da construção. O primeiro prédio foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1957, com a presença de autoridades municipais e militares. Dom Cláudio Colling  contou com a honrosa presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, sua Eminência Dom Jaime de Barros Câmara que cortou a fita no ato da inauguração e depois pregou o primeiro retiro do clero diocesano nesta casa.

Após 30 anos da existência da casa de retiros, o clero e as lideranças pastorais sentiram a necessidade de melhorar e ampliar as condições das dependências. Por isso, Dom Urbano Allgayer solicitou ao Monsenhor Raimundo Damin, vigário geral e capelão da casa de retiros, que coordenasse e encaminhasse o projeto da ampliação do primeiro anexo. Deveria ter mais quartos e um salão para mais de 150 pessoas.  Também um espaço reservado e confortável para moradia de padres idosos ou doentes. Este anexo foi construído nos anos de 1983 e 1984, com parte dos recursos da Diocese (na época) e de ajuda da Alemanha.

Depois de 25 anos, a casa novamente tornou-se insuficiente para a demanda das necessidades, já que contava com muitas solicitações de encontros e hospedagens. Dessa forma, em 2009 Dom Ercílio Simon encarregou o Conselho Econômico da Diocese, coordenado pelo Monsenhor Elido Alcides Guareschi, de realizar uma pesquisa sobre a necessidade e viabilidade da construção de mais um anexo na casa de retiros. Decidiu-se, então, que a casa de retiros deveria ter mais quartos do tipo suíte e um espaço para refeições.  Concretizado novamente com recursos próprios, o segundo anexo da casa de retiros, inaugurado em 04 de abril de 2012, tem 43 quartos com banheiro e duas camas, cozinha, refeitório e recepção.

Atualmente a casa tem capacidade total para cerca de 200 pessoas. Na primeira ala, são 120 pessoas, hospedadas em quartos triplos e quádruplos, com banheiro coletivo. Já no prédio inaugurado recentemente, são 86 vagas em quartos duplos com banheiro individual. Nesta ala também é possível a realização de festas e eventos, como formaturas, casamentos, bodas, aniversários e outros, já que o refeitório possui capacidade para até 200 pessoas.

Endereço:

Rua Benedito Pinto, esquina com a Rua Padre Nóbrega nº 486