PJ celebra um ano do grupo JEJ e Dia Nacional da Juventude em Tapejara

A Pastoral da Juventude de Tapejara realizou no último fim de semana, dias 05 e 06 de outubro, um dos maiores encontros da PJ neste ano. Foram 126 jovens de diversas cidades da Arquidiocese de Passo Fundo e das Dioceses de Vacaria e Erechim que celebraram o aniversário do Grupo JEJ – Jovem Evangelizando Jovem e o Dia Nacional da Juventude. O encontro teve como tema Juventude e Missão e como lema, o do DNJ deste ano: “Jovem, levante-se e seja fermento”.

A tarde de sábado foi momento para a realização do Festival da Juventude, na Praça Lucélia Poleto. O momento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara que, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura, proporcionou ao grupo palco e som. Na atividade ocorreram diversas apresentações, como: teatro, pantomima, oratória, poesia, arte, pintura, dança e música, além de cirandas pela Vida da Juventude.

Já no início da noite, o arcebispo metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, juntamente com os Padres Hélio Marsiglio e Ludgero Mafra, celebrou uma missa festiva na Igreja Matriz. Na ocasião, o arcebispo destacou a importância de os jovens permanecerem perseverantes e unidos na construção da Civilização do Amor. Após a celebração foi realizada na Gruta Nossa Senhora de Lurdes a mística do compromisso com a vida, baseada no Ofício Divino da Juventude, momento marcante em que D. Altieri presenciou a oficialização do compromisso de cada jovem com as causas do projeto de Jesus Cristo, relembrando o real sentido do anel de tucum.

Diversas famílias Tapejarenses acolheram os participantes do encontro em sua casa durante a noite. Sinal de solidariedade e união da comunidade com o grupo de jovens.

O domingo foi de colocar em prática a missão vivida por Jesus e tão urgente no contexto atual. Os jovens visitaram as famílias de todos os bairros de Tapejara, em um gesto de doação e compromisso. O envio marcou o fim do encontro, mas lembrou também as palavras do arcebispo no dia anterior, que relatava a passagem do Evangelho onde os discípulos estavam em cima do monte e pela alegria do momento queriam construir tendas para si e ficar por lá, enquanto Jesus apontava a necessidade de descer do monte e voltar para as realidades, como chuva em terra seca.

A jovem Taíse Telles, coordenadora do grupo JEJ e uma das organizadoras do encontro destaca: “Com toda certeza foi um final de semana muito intenso em que sentimos e vivenciamos o real sentido de ser Pastoral da Juventude, de pertencer a um grupo de jovens que luta pelos seus ideais e busca a evangelização da juventude na comunidade. Esperamos com isso reunir muitos outros jovens em prol da construção da Civilização do Amor”.

 

Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Taíse Telles

Categoria: 
Tags: