Área Pastoral de Carazinho se mobiliza para criação da Pastoral da Educação

Durante a semana missionária que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, a área pastoral de Carazinho, entre outras várias atividades, realizou uma visita em todas as escolas abrangidas pelas paróquias do município. Após esta iniciativa, constatou-se uma grande carência de formação humana e de referências tanto entre professores como nos alunos. Ouvindo este clamor, resolveu-se como Igreja abraçar este trabalho como fruto da JMJ, através da criação da Pastoral da Educação.

Desta forma, foram estabelecidas parcerias com Escolas Católicas e Não Católicas (Notre Dame, Glória, La Salle, Patronato de Santo Antonio), Ulbra, Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Estadual de Educação. A união dos representantes destas instituições formou então a comissão da Pastoral da Educação.

Após a busca de fundamentação tanto a nível nacional, através da CNBB e do Regional Sul 3, da Diocese de Frederico Westfalen e da Arquidiocese de São Paulo, que  já estão com este trabalho avançado, foram reunidas estas entidades, afim de traçar rumos para onde caminhar.

A pastoral da educação visa, sobretudo, propor ao mundo da educação, que transcende os limites da escola – porque atinge pais, professores, alunos e também os meios de comunicação social – um modelo de educação alicerçado nos valores evangélicos, válidos a toda pessoa humana. Não se trata de ensino religioso e nem confessional. Mas sim orientar uma reflexão educacional de promoção humana e espiritual. Mostrando que o dado da fé, pode também dar uma palavra salutar à educação.

Desse forma, a Pastoral decidiu assumir algumas atividades iniciais como trabalho, entre elas: encontro com diretores e professores de todas as escolas para apresentar o projeto e juntos assumir o trabalho; visita constante as escolas; formação dos professores em parceria com Secretaria e Coordenadoria de Educação; semanas culturais educativas e religiosas; feira do livro; inserção nos meios de comunicação e congressos temáticos. Estas atividades entrarão já no próximo ano tanto no calendário das paróquias como no da Secretaria e Coordenadoria de Educação.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@pastoral.com.br
Colaboração: Pe. Lucas Carvalho, coordenador da Pastoral da Educação na Área de Carazinho

Categoria: