Carta de Apelo: Solidariedade à África

APELO DE SOCORRO ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DO CICLONE IDAI
Brasília-DF, 22 de março de 2019

Queridas irmãs e irmãos,
Milhões de pessoas foram afetadas por uma forte tempestade tropical que se transformou no ciclone Idai no sudeste da África no último dia 14 de março. Moçambique, Zimbábue e Maláui foram os locais mais atingidos pela catástrofe, a pior da história enfrentada pela população destes países. Cerca de 1,7 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente. Apenas em Moçambique 17 mil pessoas ainda estão isoladas e o número de mortes pode passar de mil.

Em profunda sintonia com a solidariedade e apelo do Santo Padre que implora por “conforto e apoio aos que foram atingidos por esta calamidade”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha de Solidariedade à África - SOS África - Moçambique, Zimbábue e Maláui. Os recursos arrecadados serão utilizados para ações de socorro imediato (água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, remédios, primeiros socorros e tendas), será coordenada pela Cáritas Internacional. Com este apoio queremos ainda ajudar na reconstrução de moradias e meios de vida das populações afetadas nos três países.

Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta triste tragédia. As doações poderão ser depositadas nas contas bancárias abaixo geridas pela Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil Caixa Econômica Federal
Agência: 0452-9 Agência: 1041
Conta Corrente: 49.667-7 Operação: 003
Conta Corrente: 4322-3

O Deus da Vida e Ternura derrame suas bênçãos sobre cada pessoa pela solidariedade e gesto amoroso em favor dos irmãos e irmãs de Moçambique, Zimbábue e Maláui.

Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília