Nota Oficial

A Arquidiocese de Passo Fundo, diante dos debates acerca do tema da Identidade de Gênero e, especialmente, diante da repercussão da publicação de um artigo de opinião do professor José Ernani de Almeida - “Identidade de Gênero não é "Ideologia do Mal"” -, na plataforma digital da Rádio Planalto, esclarece e manifesta os seguintes pontos:

• A Rádio Planalto – AM e FM -, assim como a Revista Somando, pertencem à Fundação Cultural Planalto que é mantida pela Arquidiocese de Passo Fundo. É, portanto, um meio de interligação entre a Arquidiocese de Passo Fundo e a sociedade. Além disso, a Rádio é um veículo de comunicação e, justamente por isso, preza pela democracia, pelo diálogo e por colocar em pauta assuntos da atualidade. O artigo publicado é um artigo de opinião e, assim sendo, reflete o posicionamento de quem o escreveu e não é um posicionamento institucional.

• Quanto à temática, o posicionamento da Arquidiocese de Passo Fundo reflete a posição do Magistério da Igreja e do papa Francisco que diz ser “desconcertante cancelar diferenças sexuais” e enfatiza que, hoje, “os laços conjugais e familiares são de muitos modos colocados à prova”. O papa destaca ainda que é preciso “reconhecer a diferença como uma riqueza e uma promessa, não como um motivo de sujeição e de prevaricação. O reconhecimento da dignidade do homem e da mulher leva a uma correta valorização de seu relacionamento recíproco”. Este é um tema bastante complexo e que, para a Igreja, fere o projeto familiar e contrário aos preceitos seguidos por ela.

• Por fim, a Arquidiocese ressalta que a discussão e o diálogo fazem parte da sociedade. Alerta, no entanto, para os comentários e cobranças realizados nas redes sociais que, em sua grande maioria têm uma postura ofensiva, acusativa e julgadora.

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo