Setor Juventude reúne lideranças na Arquidiocese

Com a chegada do fim do ano e a proximidade de 2018, o Setor Juventude – espaço que reúne e congrega diferentes realidades juvenis para articular a evangelização dos jovens na Arquidiocese de Passo Fundo – reuniu, no último domingo, 10, as lideranças envolvidas com as pastorais, movimentos e serviços ligados à juventude para avaliar o ano que passou e traçar linhas de trabalho para o novo período.

Memória e construção coletiva
Coordenada pelo padre Élio Eilert, a reunião contou com a presença dos jovens Eduardo Nichespois Scorsatto e Sammara Garbelotto – articulador e comunicadora do Setor – e, também, do padre Éberson Fontana, representante do Serviço de Animação Vocacional, e dos representantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Marista, CLJ, RCC, Cursilho Jovem, Congregação de Notre Dame e Catequese Crismal. Iniciando com uma memória daquilo que cada um entende por Setor Juventude, o encontro foi a oportunidade de o grupo construir, de forma coletiva, uma identidade para o Setor e, ainda, de identificar o seu papel frente à evangelização.

Linhas de Ação
Depois, os jovens puderam compreender um pouco mais sobre o que é, o que faz e qual o objetivo do Setor Juventude a partir de uma fala do jovem Eduardo que, apoiado no Documento 85 da CNBB, esclareceu alguns pontos importantes a respeito do trabalho com a juventude. Por fim, padre Élio colocou a respeito do processo que vem sendo realizado no Regional Sul 33 da CNBB que, em sua última reunião, definiu cinco eixos transversais para sua atuação: formação, missionariedade, estruturas de acompanhamento, políticas públicas e ecologia. Essa opção – que vai ao encontro do que é proposto em nível nacional – é, também, a escolha feita pela Arquidiocese de Passo Fundo que, no próximo ano, buscará a proximidade com os movimentos e setores.

A proposta construída consiste em uma rota missionária: os jovens do Setor Juventude, com o objetivo de explicar e esclarecer o papel deste espaço, irão até os grupos em seus encontros diocesanos. Em cada visita, novos jovens podem ser agregados a esta rota. A ideia é que, ao fim do percurso, os movimentos possam ter conhecido a realidade juvenil da Arquidiocese como um todo. Além disso, o Setor ainda tem a proposta de, no próximo ano, vivenciar o Sínodo da Juventude – que acontece de 3 a 28 de outubro do próximo ano - de forma mais intensa: em parceria com a Itepa Faculdades, será realizada uma pesquisa para traçar o perfil do jovem da Arquidiocese; os resultados serão apresentados em um seminário que abrangerá a comunidade em geral.

Calendário
Apesar de parte das ações ainda estar sendo construída e as datas definidas, o Setor Juventude já tem um pré-calendário que reúne os encontros e momentos de formação para o próximo ano.  Nos dias 05 e 06 de maio acontece a Escola de Multiplicadores da Província Eclesiástica de Passo Fundo e no dia 15 e 16 de setembro a Reunião de Lideranças da Província Eclesiástica de Passo Fundo. Também, nos dias 24 e 25 de novembro, a cidade de Novo Hamburgo recebe a juventude gaúcha para o Bote Fé.

As reuniões do Setor são abertas para as diferentes realidades juvenis e acontecem de forma bimestral – sempre no 3º domingo dos meses pares.

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: