Arquidiocese acolhe novo diácono em dezembro

O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação sacerdotal. Quando ordenado, o diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade. A Arquidiocese de Passo Fundo vive esta emoção nesta sexta-feira, 01 de dezembro: Érico Martins será ordenado, às 20h, na paróquia São José Operário.

“Eles deixaram tudo para seguir Jesus”
Vivendo o lema “Não tenha medo! Eles deixaram tudo para seguir Jesus”, Érico de Anhaia Martins, que é natural de Casca, sentiu o desejo de ser padre ainda na infância. “Com o incentivo da família, rezávamos frequentemente e participávamos das celebrações na comunidade eclesial”, inicia. “Com o tempo fui me inserindo cada vez mais na Igreja através da catequese, da equipe de liturgia e de ser coroinha. Estar a serviço da Igreja era algo que me encantava, me deixava muito feliz. Num determinado momento senti um forte apelo de Deus em minha vida”, complementa. Apesar das dúvidas, questionamentos e medo, Érico compreendeu a sua vocação e, aos poucos, respondeu ao chamado de Deus. “Posso dizer que a vocação é um chamado de Deus e uma resposta generosa do ser humano. Ele nos dá liberdade para escolher qual caminho queremos seguir”, ressalta.

Érico, que destaca que o processo de discernimento vocacional envolve dificuldades, mas, também, alegrias, vê a sua vocação, hoje, como um dom de Deus. “Num mundo marcado pelo individualismo, decidi doar a própria vida pela causa do Reino, buscando ser sinal de esperança e de serviço junto aos irmãos e irmãs mais necessitados, o Povo de Deus. Tenho certeza que perseverei porque atendi à vontade de Deus, busquei crescer como pessoa e pela oração, especialmente de tantas pessoas que rezam pelas vocações”, destaca e complementa: “Estou feliz em estar a caminho para ser ordenado diácono, a serviço de Deus e da Igreja. Minha maior expectativa é que tudo ocorra bem e que este momento não seja somente meu, mas de toda a Igreja. Que outras pessoas possam descobrir o chamado de Deus em suas vidas, colocando-se a serviço”.

Além de Érico, Saulo Tonini celebra a sua ordenação diaconal no dia 8 de dezembro, às 20h, na paróquia São Cristóvão.

Categoria: