Estudo e partilha: coordenações de catequese vivenciam encontro de avaliação

Os coordenadores paroquiais da catequese da Arquidiocese de Passo Fundo vivenciaram, nesta terça-feira, 22, um dia de encontro, partilha e aprofundamento. O segundo encontro do ano reuniu as lideranças das paróquias e áreas pastorais, em Passo Fundo, para um aprofundamento do capítulo 3 do Documento 107 da CNBB – que aborda a Iniciação à Vida Cristã – e, também, para uma avaliação do Ano Catequético de 2017.

Incentivo e motivação
Buscando envolver os coordenadores no aprofundamento da temática do Documento 107, o estudo aconteceu em grupos que sintetizaram e apresentaram os principais elementos apresentados no texto. “Assim, pôde se perceber os passos já dados dentro do processo do Iniciação à Vida Cristã e nos ajuda, também, a perceber onde devemos avançar no processo que, hoje, é um desafio no amadurecimento da fé não só na catequese, mas para toda a comunidade cristã”, comentou a coordenadora arquidiocesana de catequese Mirte Santina. “Esse encontro vai servir de motivação e incentivo. Muitos já estão realizando o planejamento do próximo ano e podem levar o que foi discutido aqui para a sua paróquia”, complementa.

Preocupação com a Iniciação
A proposta apresentada pelo encontro reflete uma das prioridades da Arquidiocese que é a preocupação com a Iniciação à Vida Cristã. Para dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano, é possível perceber que a catequese proporciona o fortalecimento do processo da IVC. “Posso dizer, por aquilo que vivenciamos no dia, que há uma preocupação com a Iniciação. Estamos no caminhos. Estamos à procura de respostas. Há o desejo de se aprofundar no assunto e isso é um elemento importante. É preciso compreender que não se pode abrir mão do que é essencial que é a Palavra de Deus”, comentou e acrescentou, também, sobre a força dos ritos. “A catequese tem a bonita missão de mostrar o que é importante. Temos que conseguir transmitir aos catequizandos o que é essencial. Criatividade é importante, mas os ritos têm uma força impressionante”, enfatizou.

Veja mais fotos aqui

Planejamento
Para 2018, a catequese, em nível arquidiocesano, se prepara para aprofundar ainda mais o processo da Iniciação. Para isso, serão realizados dois encontros com as coordenações – um de formação e outro avaliativo – em abril e outubro. Antes disso, no dia 04 de março, às 15h, na Catedral Metropolitana, as 2000 catequistas que atuam em toda a Arquidiocese serão enviadas para iniciar os trabalhos do Ano Catequético.

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: 
Tags: