São Valentim do Sul: Nossa Senhora do Rosário é celebrada na cidade

Com uma devoção muito antiga, Nossa Senhora do Rosário é o título mariano apresentado na aparição de Maria a São Domingos de Gusmão, em 1208, na igreja do mosteiro de Prouille, em que a mãe de Jesus entrega o Santo Rosário ao frade dominicano. Aos poucos, a devoção à Nossa Senhora do Rosário se espalhou pelo mundo e chegou, também, à São Valentim do Sul – cidade que no dia 22 de outubro celebrou, na paróquia de São Valentim, a crença naquela que motivou a oração e a espiritualidade em sua aparição.

Motivados pela oração
Tradicional na cidade, a festa em honra à Nossa Senhora do Rosário movimenta São Valentim do Sul todos os anos. Em 2017, o penúltimo domingo de outubro foi o momento escolhido para celebrar, partilhar e refletir a mensagem trazida por Nossa Senhora. Pela manhã, às 10h15, a procissão com bênção dos carros envolveu os fiéis que, logo após, participaram da missa festiva. “A procissão de entrada com a Nossa Senhora do Rosário foi muito linda - com as crianças vestidas de anjos e largando pétalas no caminho, e em seguida, todas as capelinhas da paróquia. Sempre realizamos a festa com o objetivo de motivar a reza do terço”, destaca Olide Salvador, parte da comunidade da paróquia.

Presença em meio às famílias
Olide acrescenta, ainda, que o momento de reflexão também serviu para reafirmar a grandeza da missão de levar a presença de Nossa Senhora aos lares de todas as famílias. “As capelinhas passaram de casa em casa e esse fato lembra Maria, batendo de porta em porta para pedir abrigo quando deu à luz a Jesus”, complementa. Além das crianças, os jovens também foram presença significativa na festa e participaram de um momento de reflexão junto à comunidade. “Houve uma participação muito bonita dos jovens, que entregaram uma rosa - todas as rosas foram doadas por pessoas da comunidade - a cada pessoa que ia chegando para a celebração. Depois, no momento de ação de graças, Nossa Senhora foi coroada e a comunidade toda foi envolvida em um momento de profundo silêncio, oração e reflexão”, relembra Olide que conta, também, que durante este momento cada uma das pessoas que recebeu a rosa no início da celebração acenou, junto com toda a comunidade, em gratidão à presença de Nossa Senhora.

Integração da comunidade
Por fim, as rosas foram abençoadas pelo pároco, padre Hélio Marsiglio, e as famílias puderam levar as rosas para casa. “A festa foi um sucesso, onde muitas pessoas puderam rezar, refletir, se encontrar e confraternizar com os parentes e amigos. Parabéns a todas as pessoas que organizaram e contribuíram, de alguma forma, para a realização da festa”, completa Olide.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: Paróquia São Valentim | São Valentim do Sul

Categoria: