Mês Missionário: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”

No mês de outubro, dedicado às missões, católicos de todo o mundo são convidados a rezar pela vida de todos aqueles que se doam pelo anúncio do Reino de Deus e são convidados a se engajar no serviço missionário. A partir deste cenário, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) organizam a Campanha Missionária, na qual colaboram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões – celebrado no penúltimo domingo de outubro, este ano nos dias 21 e 22.

Igreja em saída
“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”: este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias para a Campanha Missionária deste ano e é, também, o mesmo o tema do 4º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro, em Recife (PE). O lema, “Juntos na missão permanente”, segue em sintonia com os ensinamentos do papa Francisco que afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1). A propsota da Campanha é, justamente, enfatizar a necessidade de essa alegria ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes.

Engajamento
Buscando a divulgação do tema e lema da Campanha e, também, de sua proposta, diversos materiais foram enviados às dioceses brasileiras no intuito de aproximar o povo do contexto missionário. Um destes materiais é o cartaz da Campanha, que, segundo a POM, “destaca a alegria do Evangelho e a Igreja que caminha unida. A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e diversas etnias”.

A missão no coração da fé cristã
Como incentivo para a oração, o papa Francisco enviou uma mensagem para o Dia Mundial das Missões intitulada A missão no coração da fé cristã. Para o pontífice, a missão “trata-se de sair de sua própria comodidade e ter coragem de alcançar todas as periferias que precisam do Evangelho” (EG 20).

Para ler a mensagem do Papa Francisco para o Mês Missionário clique aqui

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Texto: Leonardo Biazus | PASCOM

Categoria: