Romaria de Nossa Senhora Aparecida: 300 anos de bênçãos e de graças

Programação da  segunda maior romaria do país em homenagem à santa se intensifica a partir deste final de semana

O mês de agosto anuncia a proximidade da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, considerada a segunda maior celebração do país em homenagem à santa. Em 2017, a festa, que acontece no dia 8 de outubro e reúne milhares de fiéis em Passo Fundo, chega na sua 37ª edição e já está sendo preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho de concretizar a proposta da Romaria. Neste ano, o lema - “300 anos de bênçãos e de graças” – vai ao encontro das celebrações que movimentam todo o país em torno dos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba.

Preparação e oração
Desde fevereiro, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida vive a novena preparatória para a Romaria, celebrada no dia 12 de cada mês, com a presença da comunidade e daqueles que buscam a intercessão da padroeira. Agora, com a proximidade da peregrinação, a programação se intensifica: a partir do dia 6 de agosto, se vivencia, até o dia 1º de outubro, às 16h, a novena semanal em preparação à Romaria que será realizada e celebrada com a colaboração das paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese. “Todos os devotos são convidados a participar desta preparação para a grande festa de nossa padroeira”, inicia o reitor do Santuário, padre Daniel Feltes que comenta, ainda, que a extensa programação é uma forma de aproximar a comunidade de sua crença. “As celebrações ocorrem em uma dinâmica processual, assim como é a nossa vida, a nossa peregrinação na fé. Somos romeiros, peregrinos com Maria seguindo a Jesus Cristo”.

Celebração de fé
Além da novena e da própria Romaria – ponto alto das comemorações -, a programação oferece, neste ano, diferentes oportunidades de encontro da comunidade com a santa. No sábado que antecede a procissão, 7 de outubro, o Santuário acolhe a Romaria da Pessoa Idosa com celebração festiva, às 16h. Também, no dia 12 de outubro, várias celebrações serão vividas ao longo do dia, com destaque especial para a Romaria das Crianças, celebrada às 14h. Por fim, nos domingos seguintes à peregrinação, o Santuário acolhe, no dia 15 de outubro, a Romaria dos Motociclistas, no dia 22 de outubro, a Romaria dos Ciclistas e, por fim, no dia 29 do mês, a Romaria dos Cavaleiros. “É um ano de festa e júbilo. Santuário Nossa Senhora Aparecida, ‘Casa da Mãe, lugar de irmãos’, aguarda e acolhe a comunidade com carinho”, conclui padre Daniel.  

PROGRAMAÇÃO
37ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

NOVENA:
- Mensal: dia 12 de cada mês, às 16h (fevereiro a outubro)
- Dominical: de 06 de agosto à 01 de outubro, às 16h

ROMARIA:
07 de outubro
16h00: Romaria da pessoa idosa
17h30: terço meditado
18h00: missa

08 de outubro | Romaria Arquidiocesana

06h00: Bom dia, romeiro – programa pela rádio Planalto AM
07h00: missa na Catedral e no Santuário
08h00: saída da procissão
08h30: missa na capela Santuário
10h30: missa campal no Santuário
12h00: devoções – grupos eclesiais familiares e de jovens
14h00: bênçãos do Santíssimo, dos objetos religiosos e da saúde
16h00: missa na capela do Santuário

12 de outubro
08h00: missa das famílias
10h00: missa vocacional
14h00: Romaria das crianças
16h00: missa dos devotos

15 de outubro
Romaria dos Motociclistas | benção às 9h30min

22 de outubro
Romaria dos Ciclistas | benção às 9h30min

29 de outubro
Romaria dos Cavaleiros | benção às 9h30min

12 de novembro | 16h
Ação de Graças aos voluntários e colaboradores em geral da Romaria

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: